Educação superior no campo: universidade e movimentos sociais em diálogo na formação de educadoras e educadores

Autores

  • Maria Divanete Sousa da Silva Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-6284-1505
  • Salomão Antônio Mufarrej Hage Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Hellen do Socorro de Araújo Silva Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10512

Resumo

Este artigo reflete sobre a Formação de Educadoras e Educadores do Campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado pela Universidade Federal do Pará, Campus de Cametá/PA, no território da Amazônia Tocantina, com a participação dos movimentos sociais do campo. Ele resulta de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Pará, acrescido de contribuições acumuladas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia, com a participação de seus integrantes na Rede Universitas/Br, que investiga sobre a educação superior no Brasil. Tem como objetivo analisar o processo de implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ledoc, com a participação dos movimentos sociais, bem como compreender a importância destes coletivos no fortalecimento da educação superior do campo, neste território. A metodologia ancorou-se no Materialismo Histórico e Dialético para compreender o movimento real que envolveu a articulação entre a Universidade e os movimentos sociais, na efetivação do curso, com a realização de análise bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Os resultados revelaram que a força política dos movimentos sociais impulsionou a implementação da política de formação de educadoras e educadores do campo, nas universidades públicas, especificamente na Amazônia Tocantina, que conta com uma forte presença de movimentos sociais representativos de povos tradicionais e camponeses.

Palavras-chave: Educação do Campo, Formação de Educadores, Movimentos Sociais, Educação Superior, Políticas Educacionais.

 

Rural Higher Education: university and social movements in dialogue in the formation of teachers

ABSTRACT. This article reflects on the Formation of teachers from the field in the Rural Education Degree Course offered by the Federal University of Pará, Campus of Cametá/PA, in the territory of the Amazon Tocantina, with the participation of the rural social movements. It results from research developed in the Graduate Program in Education, at the Federal University of Pará, plus contributions accumulated by the Group of Studies and Research in Rural Education in the Amazon, with the participation of its members in the Universitas/Br Network, researching higher education in Brazil. It aims to analyze the process of implementing the Rural Education Degree Course - Ledoc, with the participation of social movements, as well as understanding the importance of these collectives in strengthening rural higher education in this territory. The methodology was anchored in Historical and Dialectical Materialism to understand the real movement that involved the articulation between the University and social movements, in the realization of the course, with the accomplishment of bibliographical, documentary analysis and field research. The results revealed that the political strength of the social movements drove the implementation of the formation policy for teachers in the field, in public universities, specifically in the Tocantina Amazon, which has a strong presence of social movements representing traditional and peasant peoples.

Keywords: Rural Education, Teachers Formation, Social Movements, Higher Education, Educational Policies.

 

Educación Superior en el Campo: universidad y movimientos sociales en diálogo en la formación de educadoras e educadores

RESUMEN. Este artículo reflexiona sobre la Formación de Educadoras y Educadores do Campo en la Licenciatura en Educación do Campo ofrecido por la Universidad Federal de Pará, Campus de Cametá/PA, en el territorio de la Amazonía Tocantina, con la participación de los movimientos sociales do campo. Es el resultado de la investigación desarrollada en el Programa de Posgrado en Educación, de la Universidad Federal de Pará, más los aportes acumulados por el Grupo de Estudios e Investigaciones en Educación Rural en la Amazonía, con la participación de sus miembros en la Red Universitas/Br, investigando la educación superior en Brasil. Tiene como objetivo analizar el proceso de implementación de la Licenciatura en Educación do Campo - Ledoc, con la participación de los movimientos sociales, así como comprender la importancia de estos colectivos en el fortalecimiento de la educación superior en el campo, en este territorio. La metodología fue basada en el Materialismo Histórico y Dialéctico para comprender el movimiento real que implicó la articulación entre la Universidad y los movimientos sociales, en la realización del curso, con la realización de análisis bibliográfico, documental e investigación de campo. Los resultados revelaron que la fuerza política de los movimientos sociales impulsó la implementación de la política de formación de educadoras y educadores en el campo, en las universidades públicas, específicamente en la Amazonia Tocantina, que cuenta con una fuerte presencia de movimientos sociales representativos de pueblos tradicionales y campesinos.

Palabras-clave: Educación Rural, Formación de Educadores, Movimientos Sociales, Educación Superior, Políticas Educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Divanete Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Atua como Coordenadora Pedagógica da Escola de Aplicação da UFPA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) e integrante do Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC). 

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui mestrado e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a realização de Doutorado Sanduíche na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. É bolsista produtividade do CNPq, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia e integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo.

Hellen do Socorro de Araújo Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação (UFPA), Professora da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Cametá/PA, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura e da Faculdade de Educação do Campo. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia e integra a Rede Universitas/Br.

Referências

Arroyo, M. (2012). Formação do Educador do Campo. In Caldart, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 359-365). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Arroyo, M. (2010). Educação do campo: movimentos sociais e formação docente. In Dalben, A. et al. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (pp. 478-488). Belo Horizonte: Autêntica.

Arroyo, M. (2014). Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: edições 70.

Brasil. (2012). SESU/SETEC/SECADI. Edital Nº 02, de 31 de agosto de 2012. Chamada Pública para seleção de Instituições Federais de Educação Superior – IFES e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, para criação de cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade presencial. Brasília.

Caldart, R. S. (2004). Elementos para a construção do Projeto Político e Pedagógico da educação do campo. In Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. (Orgs.). Por uma educação do Campo: Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. (pp. 10-31). Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.

Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs). Dicionário da Educação do Campo (p. 261). São Paulo: Expressão Popular.

Cellard, A. (2017). A análise documental. In Poupart, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 295-316). Tradução: Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Franco, M. A. C. (1987). Acesso à universidade: uma questão política e um problema metodológico. Recuperado de: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/es/artigos/105.pdf. Acesso em: 25 de out. 2020.

Freire, P. (2016). Pedagogia do Oprimido. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Gramsci, A. (2000). Cadernos do Cárcere. Maquiavel: Notas sobre o Estado e a Política. Tradução de Carlos Nelson Coutinho com a colaboração de Luiz Sergio Henrique e Marco Aurélio Nogueira. V. 3. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira.

Hage, S. M., Silva, H. S. A., & Farias, M. C. G. (2016). Alternância Pedagógica como estratégia de formação dos educadores do campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. In Anais I ANPED Norte. Belém, Pará, 2016.

Ludke, M., & André. M. E. D. A. (1986). Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU.

Marx, K., & Engels, F. (1998). O manifesto comunista. 20ª reimpressão; Tradução: Maria Lucia Como. Rio de Janeiro: Paz e Terra. (Coleção Leitura)

Minayo, M. C. S., & Gomes, S. F. D. R. (Orgs.). (2015). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Molina, M. C., & Sá, L. M. (2011). A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: estratégias político-pedagógicas na formação de educadores do campo. In Molina, C. M., & Sá, L. M. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo: registro e reflexões a partir das experiências- piloto (UFMG, UNB, UFBA e UFS) (pp. 35-62). Belo Horizonte: Autêntica editora.

Molina, M. C., & Antunes-Rocha, M. I. (2014). Educação do Campo, história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores: reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Reflexão e Ação, 22(2), 220-253.

Molina, M. C., & Hage, S. M. (2015). Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Educação em Questão, 51(37), 121-146. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7174

Molina, M. C. (2017). Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, 38(140), 587-609. https://doi.org/10.1590/es0101-73302017181170

Montaño, C., & Duriguetto, M. L. (2011). Estado, Classe e Movimentos sociais. 3. ed. São Paulo: Cortez.

Projeto Pedagógico do Curso (PPC). (2017). Licenciatura em Educação do Campo. Faculdade de Educação do Campo. UFPA. Cametá.

Ribeiro, M. (2010). Movimento camponês, trabalho e educação - liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

Silva, H. S. A. (2017). Política de formação de educadores do campo e a construção da contra-hegemonia via epistemologia da práxis: análise da experiência da LEDOC-UFPA-Cametá (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Belém.

Silva, M. D. S. (2019). Práticas educativas populares na licenciatura em educação do campo, no território da Amazônia Tocantina (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Pará, Belém.

Scherer-Warren, I. (1989). Movimentos sociais: um ensaio de interpretação sociológica. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC.

Triviños, A. N. S. (2011). Introdução a Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas.

Neto, A. (2011). Formação de professores para a Educação do Campo: projetos sociais em disputa. In Antunes-Rocha, M., & Martins, A. (Orgs.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores (pp. 25-38). 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Downloads

Publicado

2020-09-24

Como Citar

Silva, M. D. S. da ., Hage, S. A. M. ., & Silva, H. do S. de A. . (2020). Educação superior no campo: universidade e movimentos sociais em diálogo na formação de educadoras e educadores. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10512. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10512

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos