MIDIATIZAÇÃO E RELIGIÃO: utilização de estratégias midiáticas pela paróquia São João Batista (Presidente Médici-Rondônia)

Autores

  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia
  • Cadidja Medeiros Barros da Cunha Universidade Federal de Rondônia/Bolsista de fixação

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p235

Resumo

Este artigo tem por finalidade compreender o processo de utilização de estratégias midiáticas pela Paróquia de Presidente Médici, formada no contexto da colonização agrícola do estado de Rondônia, a fim de identificar a sua relação com as escolhas midiáticas adotadas. A utilização do conceito Midiatização (SANTI, 2016) trabalhado por Martino (2016) em relação à religião, das práticas midiáticas adotadas pela Paróquia, tem como objetivo explicar a relação entre a comunidade católica e as novas configurações sociais ocasionadas pela colonização do estado. Este artigo considera a utilização de estratégias midiáticas uma resposta para as necessidades da instituição Igreja de estar perto dos fiéis, a partir da Midiatização dos processos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em Jornalismo e Mídia; especialista em Estudos Linguísticos e Literários; licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa. Professor no curso de Jornalismo na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Vilhena. Membro do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural - Centro Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Artes, Mapa Cultural (UNIR), do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação - Pespcom (UFPA), e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Comunicação, Informação Design e Artes, Interfaces (UFAM). Tem interesses voltados para a pesquisa em Comunicação na região amazônica.

Cadidja Medeiros Barros da Cunha, Universidade Federal de Rondônia/Bolsista de fixação

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2017); membro Grupo de Pesquisas em Espaços e Temporalidades Comuicacionais, COMTatos; bolsista do Programa de Bolsas de Capacitação e fixação de Recursos Humanos (Cafix), da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Rondônia, Fapero. 

Downloads

Publicado

2019-01-16

Como Citar

Colferai, S. A., & Cunha, C. M. B. da. (2019). MIDIATIZAÇÃO E RELIGIÃO: utilização de estratégias midiáticas pela paróquia São João Batista (Presidente Médici-Rondônia). Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(1), 235–255. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p235

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>