POR NOVAS FRONTEIRAS NA AMAZÔNIA: TECENDO E COMPARTILHANDO PESQUISAS

Autores

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Sandro Adalberto Colferai Universidade Federal de Rondônia

Resumo

O lançamento da primeira edição da Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, que temos a enorme satisfação de colocar à disposição de toda a comunidade acadêmica amazônica, e brasileira, é muito mais do que a conclusão de um longo processo de aproximações e contatos entre diferentes pesquisadores e instituições universitárias da região Norte. É o princípio de um desafio que esperamos que, uma vez lançado, possa envolver estudantes, professores, pesquisadores e todos aqueles interessados pelo campo da Comunicação, assim como das grandes áreas das Ciências Sociais, Humanidades, e áreas tradicionalmente mais próximas às Ciências Exatas e à Tecnologia, mas com interesse na Comunicação, em toda a Amazônia.

A primeira indicação, esta também um desafio, da articulação que acreditamos ser necessariamente na nossa região e, esperamos, será cada vez mais profícua, é o compartilhamento da responsabilidade de professores pesquisadores de duas universidades da região Norte pelo funcionamento da revista. A Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, assim, é uma publicação conjunta entre o Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT), da Universidade Federal do Tocantins, e o Departamento de Jornalismo, Dejor, da Universidade Federal de Rondônia, em seu campus na cidade de Vilhena. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Sandro Adalberto Colferai, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia. Orientador do trabalho. Professor do curso de Jornalismo na UNIR/RO. E-mail: sandrocolferai@gmail.com

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Porto Junior, F. G. R., & Colferai, S. A. (2017). POR NOVAS FRONTEIRAS NA AMAZÔNIA: TECENDO E COMPARTILHANDO PESQUISAS. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(1), 9–14. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/3610