
 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

 

A TV PÚBLICA NO BRASIL E PORTUGAL: ASPECTOS 

CONCEITUAIS E HISTÓRICOS  

 
Public TV in Brazil and Portugal: Conceptual and historical aspects 

 
La televisión pública en Brasil y Portugal: aspectos conceptuales e históricos 

 

 
 
Gizeli Costa Bertollo Menezes1 
Francisco Gilson Rebouças Porto Junior2 
Yuri Vinicius Silva3 
José Lopes da Cruz Filho4 
Kécia Garcia Ferreira5, 6 
 

 

1 Pós-Doutoranda em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em 
Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal). E-mail: gcbmenezes@gmail.com.  
2 Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduado 
em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e 
Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). E-mail: 
gilsonporto@uft.edu.br. 
3  Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins UFT. Trabalhou com 
telecomunicações na Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS / REDESAT- TV Palmas e 96 FM), e 
atualmente na Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador no Núcleo OPAJE-UFT. E-mail: 
yurivinicius@gmail.com. 
4 Graduação em Comunicação Social pela Universidade do Tocantins. É especialista em Docência do Ensino 
Superior pelo Instituto Tocantinense de Pós-graduação. Atualmente é jornalista da Universidade Federal do 
Tocantins. É pesquisador no Núcleo OPAJE-UFT. E-mail: joselopes@uft.edu.br.  
5 Publicitária, Produtora e Cineasta, atua como Produtora Audiovisual na empresa Tapioca Tour Entertainment 
e como Diretora Tesoureira na ATCV - Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo e na ABD/TO - Associação 
Brasileira dos Documentaristas no Tocantins. Mestranda em Comunicação e Sociedade pela Universidade 
Federal do Tocantins (UFT). É pesquisadora no Núcleo OPAJE-UFT. E-mail:  keciagf.pos@gmail.com.  
6 Endereço de contato do autor (por correio): Universidade Federal do Tocantins. Programa de Pós-Graduação 
em Comunicação e Sociedade. Avenida NS 15, 109 - Plano Diretor Norte, Palmas - TO, Brasil. CEP: 77001-090. 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

 
 
RESUMO  
A proposta deste artigo é compreender melhor o sistema público de televisão em Portugal 
e no Brasil, especificamente as emissoras RTP1 e TV Brasil. Embora os dois países sejam 
marcados por fortes ligações históricas, culturais e linguísticas, se distanciam no que diz 
respeito a radiodifusão pública. Enquanto em Portugal a televisão já nasce sob o domínio 
estatal, que posteriormente vai se moldando aos princípios do serviço público, no Brasil 
chega pelas mãos da iniciativa privada, que por quase duas décadas dominou de forma 
exclusiva o cenário televisivo, imprimindo seu modelo no país. 
 
PALAVRAS CHAVE: Televisão; Brasil; Portugal; TV pública; História.  
 
 
ABSTRACT 
The purpose of this article is to better understand the public television system in Portugal 
and Brazil, specifically the RTP1 and TV Brazil broadcasters. Although the two countries are 
marked by strong historical, cultural and linguistic connections, they are distant in relation 
to public broadcasting. While in Portugal, television is born under state domination, which 
later is shaping the principles of public service, in Brazil comes through the hands of private 
initiative, which for almost two decades dominated the television scene exclusively, printing 
its model in the country. 
 
KEYWORDS: Television; Brazil; Portugal; Public TV; Story. 
 
 
RESUMEN 
El propósito de este trabajo es comprender mejor el sistema público de televisión en 
Portugal y Brasil, específicamente en las emisoras de televisión RTP 1 y Brasil. Aunque los 
dos países están marcados por fuertes vínculos históricos, culturales y lingüísticos, se 
distancian en lo que se refiere a la radiodifusión pública. Mientras que en Portugal la 
televisión nace bajo dominio del Estado, que posteriormente dar forma a los principios de 
servicio público en Brasil llega a manos de la empresa privada, que desde hace casi dos 
décadas dominaron exclusivamente el panorama de la televisión mediante la impresión de 
su modelo en el país . 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

 
PALABRAS CLAVES: Televisión; Brasil; Portugal; TV pública; Historia. 
 

Recebido em: 16.11.2018. Aceito em: 19.12.2018. Publicado em: 16.01.2019. 

 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

Introdução 

Vinculadas à estruturas 

administrativas estatais, as primeiras 

emissoras públicas que surgiram no 

mundo eram financiadas com recursos do 

tesouro e sujeitas ao controle do Estado.  

Muitos países, principalmente na América 

Latina, como é o caso do Brasil, ainda 

preservam esse modelo, que aproxima 

mais do estatal, do que efetivamente 

público. Assim como em Portugal, a 

televisão pública brasileira surgiu em 

pleno regime ditatorial. Dezoito anos após 

o início das transmissões do sistema 

televisivo no país, que manteve-se nas 

mãos da iniciativa privada, finalmente o 

país vive sua primeira experiência de 

serviço público com a implantação da TV 

Universitária em Pernambuco, em 1968. 

Logo depois, em 1969 vem a TV Cultura, 

vinculada ao Governo do Estado de São 

Paulo e em 1975 a TVE do Rio de Janeiro, 

subordinada ao Governo Federal, que 

atualmente formou a EBC - Empresa Brasil 

de Comunicação, mantenedora da TV 

Brasil, que surge com a proposta de ser a 

televisão pública brasileira de abrangência 

nacional. Seu modelo de financiamento 

está ancorado basicamente com recursos 

oriundos de dotações orçamentárias, 

complementado com a  captação via 

publicidade legal. Valente (2009, p.269) 

destaca que esse reordenamento  

“significou uma tentativa de superação do 

passado de atrelamento dos canais 

públicos aos governos e autoridades para 

apontar na direção da construção de 

iniciativas efetivamente públicas”. 

Atualmente o sinal da TV Brasil alcança a 

grande maioria dos estados brasileiros, 

através da Rede Nacional de Comunicação 

Pública, formada por emissoras públicas, 

estatais, universitárias e comunitárias, 

embora ainda registre baixos índices de 

audiência. Mas ao contrário do Brasil, a  

televisão portuguesa nasceu sob os 

moldes do serviço público e manteve-se 

soberana por mais de três décadas, até a 

entrada de emissoras privadas, em 1992, 

com as quais precisou dividir mercado. 

Atualmente, a televisão pública 

portuguesa mostra-se consolidada, 

atuante na produção de conteúdos e 

ainda, com grande penetração no país e 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

altos índices de audiência. Cerca de dois 

terços de seus recursos financeiros são 

oriundos de uma taxa paga pela 

população e orçamento estatal. O 

restante, captado por meio da 

comercialização publicitária.  
 

Marcos históricos do sistema público 

de televisão 

Dominique Wolton (2006),  

relaciona a origem da televisão pública na 

Europa a três ideias que surgiram nos pós 

guerra. A primeira, o temor em relação à 

nova mídia, que se mostrava mais 

poderosa que o rádio porque além de 

falar, podia mostrar através das imagens. 

A população tinha em mente, na época, “a 

utilização que fizeram do rádio os 

fascistas alemães e italianos, sem 

esquecer os ecos distantes, vindos da 

América Latina, de sua utilização no Brasil 

por Getúlio Vargas e, sobretudo, na 

Argentina, por Péron” (p.25). Nesse 

período, as novas mídias de massa eram 

consideradas muito perigosas e por isso 

deviam ser controladas pelo poder 

público. A segunda ideia baseia-se na 

reação negativa em relação ao modelo 

norte americano de televisão privada, que 

havia se desenvolvido no pós guerra. “A 

nacionalização da televisão era ainda mais 

justificada que a do rádio para escapar 

aos demônios do lucro” (Wolton, 2006, 

p.25). E, por último, a terceira ideia era de 

que a televisão poderia ser um grande 

instrumento de democratização cultural. 

Essa era uma visão que predominava 

principalmente entre os primeiros 

profissionais da televisão, intelectuais, 

políticos e a elite cultural da época. Mas, 

nem todos os países reagiram da mesma 

forma diante da tal “ameaça da 

comunicação”: 

Se na França, assim como na Itália e a 
Bélgica, escolheram a lógica administrativa, 
política, centralizadora, a Alemanha 
Ocidental preferiu uma estrutura pública 
descentralizada. Enquanto os países latinos 
confiavam no Estado para garantir o bem 
público e a “independência” da televisão, a 
Grã-Bretanha e, sobretudo, a Alemanha que 
acabava de experimentar os piores excessos 
cometidos em nome do Estado, tiveram 
uma atitude menos estatal (Wolton, 2006, 
p.26). 

 

A partir de 1955, dois modelos 

de televisão pública são definidos na 

Europa. Um era o modelo inglês, que por 

muito tempo manteve-se isolado e o 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

outro era o modelo continental, que 

prevalecia na Europa, da qual sobressai a 

televisão francesa, numa versão de 

tradição pública centralizada. Mas é a 

televisão britânica que mais se aproxima 

aos ideais democráticos e ainda hoje é 

considerada o melhor modelo de 

televisão pública do mundo (Wolton, 

2006, p.26).  

 

1ª Fase da Televisão Pública 

Entre 1950 e 1970, ocorre a 

dominação do modelo de televisão de 

serviço público. Primeiro vem a era dos 

pioneiros, que inventam o que viria a ser o 

grande instrumento de divertimento 

popular. E, paralelamente à técnica, 

estavam os ideais de serviço público, onde 

sua missão consistia em produzir 

conteúdos educativos e populares. “O 

rápido sucesso da televisão não permitirá 

distinguir aquilo que era verdadeiramente 

desejado por essa orientação daquilo que 

revelava o sucesso da televisão 

propriamente dita” (Wolton, 2006, p. 27). 

Essa primeira fase é considerada a “época 

de referencia”. À medida que a televisão 

pública avança, os seus conteúdos 

audiovisuais vão se afastando do modelo 

concebido inicialmente. Mas junto com o 

sucesso que vinha registrando a televisão, 

veio também a ingerência política. Os  

cargos de dirigentes passaram a ser 

ocupados a partir de indicações do 

governo e as informações a ser 

controladas. Uma vez que o público, 

evidentemente não tinha autonomia, cada 

um se proclamava o seu porta voz.  “O 

controle político era ainda o melhor meio 

para enquadrar um instrumento cujo 

sucesso, no mínimo, era intrigante.” 

(Wolton, 2006, p.27). Motivos suficientes 

para que ocorresse um distanciamento do 

projeto idealizado de televisão pública e, 

também, a desmotivação dos seus 

fundadores. A década de 1960 é marcada 

por uma forte discussão acerca do que 

realmente deveria ser a televisão pública e 

se havia necessidade de um segundo 

canal e, em que prazo. Com exceção da 

Inglaterra, a criação de um segundo ou 

até mesmo um terceiro canal de televisão 

pública ocorre de forma lenta. Na França 

o segundo canal surgiu em 1964 e o 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

terceiro em 1971. Em Portugal o primeiro 

canal público,  RTP1, foi inaugurado em 

1957  e, quatorze anos depois, em 1972,  

o país lança o seu segundo canal,  RTP2 

(Wolton, 2006).  

 

2ª Fase da Televisão Pública 

Na segunda fase da história da 

televisão pública na Europa, que vai de 

1970 a 1980, ocorre o que Dominique 

Wolton denomina de “o confronto dos 

dois modelos”. É um período de reflexão, 

a qual se direciona para uma inversão de 

ideias em relação à televisão privada, que  

até ao momento era hostilizada.  O 

motivo desse desejo despertado pela 

televisão privada deve-se ao desgaste do 

modelo de televisão pública e ao leque de 

opções oferecidas na programação da 

televisão privada. “O público não 

contestava a televisão pública, até 

apreciava, e queria somente mais imagens 

à medida que aumentava o número de 

aparelhos vendidos” (Wolton, 2006, p. 28).  

Em Portugal não era diferente, 

até porque a resistência da ditadura não 

favorecia a abertura a um novo modelo. A 

ingerência e o controle do governo sobre 

a televisão pública, mesmo com a morte 

de Salazar e uma aparente suavização do 

regime ditatorial, deixava evidente a sua 

missão de prestadora de serviço do 

Estado. “Sob a liderança de Ramiro 

Valadão, a RTP iria, nos primeiros anos da 

década de 1970, manter-se ainda mais fiel 

à intenção de cumprir claros “objetivos 

políticos” de “orientação” da opinião 

pública” (Souza & Santos, 2003). 

Enquanto isso no Brasil a 

televisão, que nasceu como um 

empreendimento comercial em 1950, se 

consolidava como o mais importante 

instrumento da indústria cultural no país.  

A primeira experiência voltada para o 

serviço público veio dezoito anos depois, 

em 1968, com a implantação da TV 

Universitária no Estado de Pernambuco. 

No ano seguinte foi a vez a TV Cultura, 

que nasce vinculada ao governo do 

Estado de São Paulo e, em 1973,  é criada 

a TVE do Rio de Janeiro, subordinada ao 

Governo Federal e, atualmente, 

denominada TV Brasil.  Conforme prevê a 

legislação brasileira, a exploração da 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

radiodifusão pública  fica a cargo dos 

governos federal, estaduais e municipais, 

além das universidades e fundações. As 

primeiras televisões públicas eram 

destinadas, exclusivamente, à exibição de 

programas educacionais, como a 

transmissão de teleaulas, palestras, 

debates e conferências. 

 

3ª Fase da Televisão Pública 

De 1980 a 1990 Wolton 

delimita como a terceira fase, o período 

da “troca”. A televisão privada avança e se 

impõe, enquanto a pública retrai e passa a 

imitá-la seguindo as mesmas 

preocupações em relação à audiência e a 

espetacularização na programação. Os 

conteúdos mais elaborados como os 

documentários de cunho científico, 

cultural e social também são reduzidos. 

“Chegamos assim a uma espécie de 

desvitalização do modelo, e mesmo de 

alienação em relação à televisão privada, 

por tanto tempo combatida” (p.30). É 

neste cenário de mudança, com uma 

progressiva reviravolta da opinião púbica, 

que os grupos de comunicação 

encontram abertura para explorar o setor. 

A televisão mostra-se como um forte 

instrumento de influência e promoção, 

além de exercer um incomparável fascínio 

sobre seu público. Um negócio atrativo 

para os grandes industriais que apostam 

na televisão privada aberta, sem poupar 

investimentos para as fechadas que se 

multiplicaram, principalmente nos Estados 

Unidos (Wolton, 2006).  

Contrapondo com a direita, os 

socialistas foram os primeiros a romper 

com o tabu da televisão privada. Após 

sessenta anos de monopólio da televisão 

pública francesa, em 1984 foi criado o 

Canal Plus e em 1985 a La Cinq e a TV6. 

Em 1986 a França amplia o movimento a 

favor da televisão privada e privatiza a 

líder de audiência, TF1, e cria a M6. Em 

menos de cinco anos a França inverte o 

seu quadro. Em 1983 detinha apenas três 

canais de televisão e todos públicos. Em 

1988 contava com sete canais, sendo 

quatro privados, um codificado e dois 

públicos. Um dos países mais ferrenhos na 

defesa da televisão pública, multiplica seu 

número de canais, mas torna o serviço 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

público minoritário. Com o crescimento 

da televisão privada e sua 

representatividade no mercado 

consumidor, no final da década de 1980 a 

televisão pública na Europa entra em uma 

progressiva crise financeira, encontrando 

dificuldades para enfrentar a concorrência 

(Wolton, 2006; ALVES, 2018; DIAS; ROXO, 

2016; DE CASTRO, 2016).   

 

O modelo público português 

Em Portugal, a televisão pública 

segue a tradição europeia de serviço 

público de radiodifusão. Embora outros 

países da Europa já estivessem 

experimentando o serviço, no país chegou 

um pouco mais tarde. Duas décadas após 

o governo inglês inaugurar a BBC, os 

portugueses passaram a contar com a 

companhia diária da RTP.  Criada durante 

regime de ditadura, a televisão pública 

portuguesa foi consolidada sob 

pressupostos de um rígido  controle, com 

fins exclusivos de manipulação política,  

descreve Rui Cádima:  

O dispositivo da informação televisiva – 
dispositivo logotécnico e instrumental – do 
salazarismo e marcelismo, assentava assim, 

essencialmente, numa prática monológica 
constante, definida pela omissão das 
opiniões discordantes das do regime e das 
suas estratégias, ou tão somente pela sua 
exclusão da “esfera pública” enquanto 
campo autônomo, enquanto esfera de 
singularidades (Cádima,1996, p.340). 

 

A ostensiva participação do 

governo sobre a radiodifusão pública 

deixava evidente a sua missão de 

prestadora de serviço do Estado. Durante 

o período, que compreende de 1957 a 

1974,  a televisão configurava-se como 

um instrumento de propaganda ao 

regime ditatorial.  A prática da censura foi 

determinante na manutenção da ditadura 

no país. “Sem ela, muito provavelmente, a 

liberdade teria chegado mais cedo” 

(Cádima, 1996, p. 336).  

Esse quadro manteve-se 

inalterado até o final do Estado Novo. 

Com a revolução de 25 de abril de 1974 

que depôs o regime ditatorial, um novo 

ciclo inicia na história da RTP. O estatuto 

da empresa concessionária da 

radiodifusão é alterado em dezembro do 

mesmo ano, através do decreto-lei nº 

674-D/75, e a RTP é nacionalizada e 

transformada na empresa pública de 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

radiodifusão portuguesa. Mas, as 

expectativas geradas em relação ao 

veículo, como um instrumento que 

estivesse mais próximo do cidadão, não se 

concretizam e a televisão continuou a ser 

vista  como um instrumento de 

mobilização e de ação política controlada 

diretamente pelo governo que sucedeu.  

Do ponto de vista formal, o Estado foi célere 
na aprovação de uma Lei de Imprensa (em 
preparação desde agosto de 1974 e 
publicada em 26 de fevereiro de 1975), mas 
foi bem mais prudente na definição de um 
regime legal para o Audiovisual (a lei da 
Televisão só seria aprovada em 1979), 
indicando, dessa forma, a sua reduzida 
apetência para alterar procedimentos e 
enquadramentos nos média eletrônicos 
(Sousa & Santos, 2006, p.7). 

Mas no final da década de 

setenta, os ventos começam a soprar em 

nova direção e a televisão pública de 

Portugal inicia uma aproximação com o 

público. A RTP avança com estratégias 

para garantir autonomia financeira da 

empresa e propõe uma programação 

alternativa para o segundo canal, que leve 

em conta as aspirações do público. No 

início da década de 1990 o cenário 

audiovisual português começa a mudar 

com a entrada de emissoras comerciais, 

encerrando a era do monopólio do 

Estado. Com a abertura do mercado 

televisivo, a RTP sofre reduções em suas 

receitas e aumento das despesas. Passa a 

dividir o mercado publicitário e a  

competir pelos mesmos produtos 

audiovisuais e recursos humanos. “A 

disputa por programas, formatos e 

estrelas inflacionou o seu custo” (Sousa & 

Santos, 2006, p.10). 

Seu modelo de gestão e 

participação, reestruturado em 2007, é 

desenvolvido a partir do gerenciamento 

de três tipologias de participação. 

Primeiro, os chamados órgãos sociais 

constituídos por assembleia geral, 

conselho de administração e um fiscal 

único. Segundo, o Conselho de Opinião e, 

em terceiro, os provedores do ouvinte e 

do telespectador. A participação da 

sociedade civil está estabelecida através 

do Conselho de Opinião, formado por 29 

membros indicados por associações e 

outras entidades representativas da 

sociedade. No que se refere ao  

financiamento, cerca de dois terços de 

seus proventos são oriundos de uma taxa 

paga pela população (contribuição 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

audiovisual) e de dotações orçamentárias 

estatais, o restante é captado via serviços 

publicitários e venda de serviços e 

produtos (Valente & Azevedo, 2009). 

A Rádio e Televisão de Portugal 

– RTP opera com sete canais de televisão 

(RTP1, RTP2, RTP África, RTP Açores, RTP 

Madeira, RTP N, RTP Memória e RTP 

Internacional) e sete estações de rádio 

(Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP 

Açores, RDP Madeira, RDP África e RDP 

Internacional). A exemplo do que 

acontece em outros países europeus, o 

sistema público de televisão de Portugal 

mantém um canal para competir no 

mercado, que é o caso da RTP1. O perfil 

da RTP1 é definido pelo grupo como o 

canal dos grandes espetáculos ao vivo, 

das grandes provas desportivas, do 

cinema nacional, das festas populares, dos 

talk shows culturais e da informação.  

A RTP1 é o principal canal do 

Grupo Rádio e Televisão Portuguesa. De 

âmbito nacional aberto, o canal 

generalista oferece uma grade 

diversificada de programação, nos 

gêneros do entretenimento, da ficção 

nacional, da informação e do desporto.  

Estreou em 1956, permanecendo o único 

canal de televisão no país até dezembro 

de 1968, altura em que foi lançada a RTP2. 

O primeiro canal manteve liderança no 

ranking de audiência até meados da 

década de 1990. Nos últimos anos 

mantém-se entre as três primeiras 

posições, juntamente com as emissoras 

comerciais SIC e TVI.  

 

O modelo público brasileiro 

Por quase duas décadas que 

antecederam a chegada do serviço 

público de radiodifusão no Brasil, a 

televisão privada, inaugurada em 1950, 

dominou o mercado e imprimiu um 

modelo de televisão no país, o qual 

mantém sua liderança de mercado e nos 

rankings de audiência, até os dias atuais. 

O país, que foi o primeiro da América do 

Sul e o  quarto do mundo a implantar 

uma estação de televisão, ficando atrás 

somente da Inglaterra, França e dos 

Estados Unidos,  de tradicionalmente 

privado migrou para um sistema misto de 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

radiodifusão. De um lado,  poucos grupos 

detinham o controle acionário da maior 

parte dos veículos, a exemplo do 

empresário Assis Chateaubriand, dono 

dos Diários Associados, um conglomerado 

de emissoras de rádio, jornais, revistas e 

da primeira emissora de televisão. Do 

outro lado, o governo operava com 

alguns canais destinados a programas 

educativos,  que nem sempre seguiam os 

preceitos do serviço público. E se havia 

alguma intenção em investir no serviço 

público de radiodifusão, a pressão do 

setor privado intensificava, a exemplo da 

tentativa de se criar, em 1950, uma TV 

Educativa em caráter nacional, durante o 

segundo governo de Getúlio Vargas, que 

acabou cancelando o projeto. Em 1956 

seu sucessor, o presidente Juscelino 

Kubitschek tentou dar continuidade e 

chegou a confirmar a outorga do canal 4 

do Rio de Janeiro para a Rádio Nacional 

(Valente, 2009; MENEZES, 2017; LIMA, 

2018; FRANCO, 2015; ORLANDO et al, 

2016; MARTINEZ, 2016).  

No final da década de 1960, em 

plena ditadura brasileira, a televisão 

pública é vista como um forte instrumento 

para a efetivação de um sistema de 

educação de massa no país, que 

experimentava uma acelerada 

industrialização. Era preciso formar mão 

obra qualificada em um país de 

dimensões continentais. Nasce assim, a 

partir do Decreto-Lei 236 de 1967, a 

televisão educativa voltada à divulgação 

de programas educacionais, palestras, 

aulas, conferências e debates. Através de 

um sistema de emissoras educativas, 

criado pelo governo federal e comandado  

pelos governos estaduais e universidades, 

a programação da  TVE  é levada a todas 

as regiões do país. “Enquanto os 

executivos estaduais construíam suas 

televisões e rádios, o governo federal 

atuava como centro de produção de 

programas educativos, instituindo para 

isso, em 1972, o Programa Nacional de 

Teleducação (Prontel)” (Valente, 2009, 

p.271). 

Em 1969 a TV Cultura de São 

Paulo, que se inspirou na radiodifusão 

pública europeia, mais especificamente no 

modelo inglês da BBC (British 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

Broadcasting Corporation), inicia suas 

transmissões. Tem como mantenedora a 

Fundação Padre Anchieta, criada a partir 

da Lei Estadual nº 9.849, de 1967 que 

autoriza o Poder Executivo a formar uma 

entidade destinada a promover atividades 

educativas e culturais por meio do rádio e 

da televisão. Para evitar interferências do 

poder público, a emissora adotou um 

modelo de gestão semelhante ao da 

emissora inglesa, instituindo como poder 

máximo um Conselho Curador, formado 

por representantes de instituições 

públicas e privadas da sociedade paulista. 

Segundo Leal Filho (1988, p.41), a criação 

de uma televisão pública que não 

precisasse se preocupar com os índices de 

audiência se configurou como uma 

resposta aos “abusos” cometidos nos 

programas de auditório da época, 

caracterizados como “popularescos”. Por 

sua própria natureza jurídica, distinta e 

única no cenário televisivo brasileiro, ao 

contrário das televisões comerciais, a TV 

Cultura  não tinha sua programação 

submetida aos índices de audiência e nem 

aos caprichos dos patrocinadores 

(Otondo, 2002). 

Em 1988, a nova Constituição 

Federal estabelece em seu artigo 223 que 

seja observada a complementaridade dos 

sistemas públicos, estatal e privado, ao ser 

concedida uma outorga. “Criou-se aí a 

ideia de um sistema público, diferenciado 

tanto do privado quanto do estatal” 

(Valente, 2009, p.43). O serviço de 

radiodifusão passa a ser regulamentado 

de acordo com as modalidades de 

outorga comercial, educativa e 

comunitária.  

Enquanto o conceito de sistema público 
permaneceu como letra morta na mais 
importante norma do país, a designação 
pública consolidou seu significado 
associado à independência tanto de 
mercados quanto de governos, sendo 
buscado pelas emissoras educativas como 
um título para aquelas que conseguissem 
alcançar essa condição (Valente, 2009,p.44). 

 

Foi também em 1988 que o 

governo encontrou uma forma de 

incentivar a expansão da rede no interior, 

permitindo que as retransmissoras (RTVs) 

pudessem explorar 15% da grade com 

programação local. Em 1986 foi 

promulgada a Lei Sarney,  permitindo às 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

emissoras educativas  captarem  

patrocínios. Atualmente  a  EBC - Empresa 

Brasil de Comunicação (sucessora das 

antigas estruturas de comunicação do 

governo federal), tem seu modelo de 

financiamento baseado em fontes 

orçamentárias e também em captação 

externa como patrocínios, apoios 

culturais, publicidade institucional e legal, 

licenciamento de produtos e prestação de 

serviços. Em sua lei de criação foi 

aprovada ainda, a Contribuição para o 

Fomento da Radiocomunicação Pública, 

onde 75% do FISTEL - Fundo de 

Fiscalização das Telecomunicações seriam 

destinados a empresa. Mas em 2009 as 

operadoras de telefonia, que pagam o 

fundo, questionaram a sua 

constitucionalidade no Supremo Tribunal 

Federal e desde então os recursos são 

depositados em juízo. 

Em 2008 o setor da 

comunicação pública passa por um 

processo de reestruturação com a criação 

da TV Brasil. Nos moldes de uma 

sociedade anônima de capital fechado, 

sob a Lei nº 11.652 de abril de 20087, foi 

criada a Empresa Brasil de Comunicação – 

EBC, que congrega televisão, rádio e 

internet. No campo televisivo, a EBC gere 

três canais  a NBR  (canal do governo 

federal ),  a TV Brasil e a TV Brasil 

internacional. Seu modelo de gestão é 

baseado em quatro instâncias: Conselho 

Curador, Conselho Administrativo, 

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Seu 

Conselho Curador é composto por 22 

membros, dos quais 15 são indicados pela 

sociedade, 04 pelo Governo Federal, 01 

pela Câmara, 01 pelo Senado e 01 

representante dos funcionários da 

emissora. Tem como função, deliberar 

sobre as diretrizes artísticas, culturais e 

informativas da política de comunicação 

proposta pela diretoria executiva. Em 

setembro de 2016 a Medida Provisória 

744/2016 modifica a estrutura da EBC e 

extingue o conselho curador. 

Com a criação da EBC, iniciou-

se um trabalho de  adesão de outras 

 

7  
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-
2010/2008/lei/l11652.htm  Acesso em 27/ 
março de 2019. 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

emissoras consideradas integrantes da 

esfera pública, como as educativas, as 

universitárias e as comunitárias, formando 

assim a Rede Nacional de Comunicação 

Pública (RPTV)8.  

Ainda que tardia, a TV Brasil 

surge com a missão de ser o canal público 

brasileiro com alcance nacional e 

internacional. “A implantação da TV Brasil 

representou uma importante conquista 

para segmentos da sociedade brasileira 

envolvidos com a luta pela pluralidade e 

democratização do acesso à comunicação 

e a informação no Brasil” (Coutinho, 2013, 

p.28).  As discussões para a sua criação 

foram acentuadas em 2006, quando 

representantes das televisões educativas e 

culturais (ABEPEC), universitárias (ABTU), 

comunitárias (ABCCOM) e legislativas 

 

8 Associação de emissoras de caráter público, 
educativas e culturais, do sistema aberto, e 
canais públicos pagos transmitidos pelo 
Serviço de Acesso Condicionado, unidos em 
regime de contrato para transmitir 
programação nacional comum, simultânea ou 
não, com o qual se definem as categorias 
associativas e os termos de adesão (Manual de 
rede EBC 2015). Disponível em: 
http://www.ebc.com.br/institucional/sites/_inst
itucional/files/atoms/files/nor-401-norma-da-
rede-nacional-de-comunicacao-publica-
consad-038-de-20.05.2015.pdf 

(ASTRAL) reuniram para criar um grupo de 

discussão e interlocução junto ao 

governo. Movimento que resultou na 

realização,  do I Fórum Nacional de TVs 

Públicas, coordenado pelo Ministério da 

Cultura e Secretaria do Audiovisual. 

Dentre os temas debatidos estavam: 

Missão e finalidade do serviço público; 

legislação e marcos regulatórios; 

programação e modelos de negócio; 

financiamento e a migração digital. Após 

outras tentativas de criação de uma rede 

pública de televisão no país, a discussão 

ganhou força com a realização do evento. 

Do I Fórum, resultou um manifesto pela 

TV Pública independente e democrática, 

denominado Carta de Brasília. Documento 

que serviu de base para o governo federal 

criar a criação da TV Brasil, em dezembro 

de 2007.  Sua criação ocorreu a partir da 

fusão entre a TV Nacional de Brasília e as 

TVEs do Rio de Janeiro e do Maranhão.  

 

Conclusões 

De uma maneira geral, os modelos 

de televisão pública no mundo, se 

apresentam de diferentes formas e sofrem 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

mudanças ao longo dos anos. Vão se 

adaptando de acordo com o contexto 

local. “Em tempos de guerra, por exemplo, 

há outras expectativas e necessidades a 

serem contemplados para atender aos 

desejos dos cidadãos e do país”. (Otondo, 

2008, p. 45). A  forte relação com o 

governo que, ao mesmo tempo, delega o 

serviço e também precisa oferecer 

liberdade e condições necessárias para 

que televisão pública possa cumprir sua 

missão, traz complicações à sua 

identidade. Um eterno dilema no 

cotidiano das emissoras, principalmente 

àquelas que mantém maior dependência 

financeira de recursos estatais. No caso 

brasileiro, as interferências são mais 

evidentes nas emissora regionais onde, na 

maioria das vezes, estão vinculadas 

diretamente ao governo do Estado, dos 

quais dependem quase que 

exclusivamente das suas dotações 

orçamentárias, dada a inexpressiva 

captação via comercialização de 

publicidade, em razão das severas 

restrições impostas às emissoras públicas. 

Financiada e controlada pelo Estado, 

funcionam, quase sempre, como extensão 

das assessorias de comunicação na 

maioria dos estados, aproximando mais 

dos moldes estatais. É diante desse 

cenário, que os pesquisadores Jonas 

Valente, Diogo Moises e Sivaldo Silva 

(p.321, 2009) são categóricos ao afirmar 

que: “O país nunca possuiu de fato um 

sistema público de comunicação. 

Sustentou a duras penas algumas 

iniciativas isoladas que até hoje sofrem 

para se manter em pé”. Enquanto no Brasil 

se manteve um modelo baseado em 

emissoras estaduais, em vez de fortalecer 

uma rede pública nacional, em Portugal o 

sistema de radiodifusão pública opera em 

rede nacional, com maior autonomia 

financeira e política.   

 

Referências 

ALVES, J. CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE NO 
BRASIL E NO MUNDO. Revista Observatório, 
v. 4, n. 4, p. 468-499, 29 jun. 2018. 
DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-
4266.2018v4n4p468.  
 
Cádma, R. (1996). Salazar, Caetano e a 
Televisão Portuguesa. Lisboa: Ed. Presença. 
 
Cannito, N. (2010). A televisão na era digital: 
interatividade, convergência e novos modelos 
de negócio. São Paulo: Summus. 



 
       ISSN Nº 2526-8031                                                                 Vol. 3, n. 1, Jan-Abr. 2019 

 

 

 

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 3, n. 1, p. 302-318, jan-abr. 2019 

 
Coutinho, I. (2013). A informação na TV 
Pública. Florianópolis: Insular. 
DE CASTRO, M. L. PROMOCIONALIDADE 
TELEVISUAL EM TEMPOS DE NOVAS 
TECNOLOGIAS. Revista Observatório, v. 2, n. 
4, p. 301-321, 30 out. 2016. 
DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-
4266.2016v2Especial2p301.  
 
DIAS, A.; ROXO, M. FOLHA DE S. PAULO E O 
CASO HERZOG RE(A)PRESENTADO: um 
estudo sobre memória, narrativa e 
“acontecência”. Revista Observatório, v. 2, n. 
5, p. 452-484, 25 dez. 2016. 
DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-
4266.2016v2n5p452.  
 
FRANCO, C. F. Projeto múltiplos olhares: o 
exercício do documentário etnográfico na 
formação do jornalista. Revista Observatório, 
v. 1, n. 1, p. 247-269, 30 set. 2015. 
DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-
4266.2015v1n1p247.  
 
LIMA, M. (RE) PENSAR A CULTURA: subvenção 
da mídia regional e da identidade. Revista 
Observatório, v. 4, n. 5, p. 396-412, 1 ago. 
2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-
4266.2018v4n5p396.  
 
MARTINEZ, M. Reflexões sobre Jornalismo e 
História Oral: um campo com mais 
convergências do que dissonâncias. Revista 
Observatório, v. 2, n. 1, p. 75-91, 1 maio 
2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-
4266.2016v2n1p76.  
 

MENESES, V. REPRESENTAÇÕES DAS 
GERAÇÕES FEMININAS NA PRODUÇÃO 
AUDIOVISUAL INFANTIL. Revista 
Observatório, v. 3, n. 6, p. 387-416, 1 out. 
2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-
4266.2017v3n6p387.  

 
Otondo, T. (2002). TV Cultura. A diferença que 
importa. In. O. Rincón. (Org.). Televisão 
Pública: do consumidor ao cidadão. (pp. 
267-301). São Paulo: Friedrich Ebert Stiftung – 
Projeto Latino Americano de Meios de 
Comunicação. 
 
ORLANDO, S.; RIBEIRO DA SILVA, C. OS 
CONTOS DE FADA NA FICÇÃO SERIADA 
“ONCE UPON A TIME”: o uso da 
transficcionalidade em perspectiva 
mnemônica. Revista Observatório, v. 2, n. 3, 
p. 138-162, 31 ago. 2016. 
DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-
4266.2016v2n3p138. 
 
Souza, H. & Santos, A. (2003). RTP e Serviço 
Público. Um percurso de inultrapassável 
dependência e contradição. In. M. Pinto et. al. 
A Televisão e a Cidadania. Contributos para 
o debate sobre o Serviço Público. Braga: 
Departamento de Ciências da Comunicação 
da Universidade do Minho. 
 
Valente, J. (2009). Sistema Público de 
Comunicação no Brasil. In: Sistemas públicos 
de comunicação no mundo: experiências de 
doze países e o caso brasileiro. São Paulo: 
Paulus. 
 
Valente, J & Azevedo, F. (2009). Sistema 
Público de Comunicação de Portugal. In: 
Sistemas públicos de comunicação no 
mundo: experiências de doze países e o caso 
brasileiro. São Paulo: Paulus. 
 
Wolton, D. (2006). Elogio ao Grande público. 
Uma teoria Crítica da Televisão. (Trad. J. 
Rubens). São Paulo: Ática. 


