
 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

A TRAJETÓRIA DO TELEJORNALISMO NO TOCANTINS:  
UM OLHAR SOBRE O PERCURSO HISTÓRICO 
 
 
The trajectory of TV journalism in Tocantins: a look at the historical route. 
 
La trayectoria del tele periodismo en Tocantins: una mirada a la ruta histórica. 
 
 
Adriano Nogueira da Fonseca1 
 
 
RESUMO 
O artigo ressalta a importância de estudar a trajetória do telejornalismo brasileiro 
destacando a chegada e o avanço da televisão no Tocantins, o Estado mais novo do país. A 
influência política para a instalação de emissoras no Estado criado no fim da década de 
1980 e os desafios tecnológicos impostos pela distância dos grandes centros. O espelho 
da realidade à época, com a cessão de áreas para que torres de transmissão fossem 
erguidas e a permuta de incentivos por comerciais televisivos. O estudo aborda a história 
das mídias audiovisuais com destaque à expansão das emissoras da TV Anhanguera, 
afiliada da TV Globo, formas de produção de conteúdo, consumo de notícias, além de 
resgatar a narrativa da linguagem e, espera-se com isso, contribuir com as pesquisas 
relacionadas ao telejornalismo regional e ao ensino do jornalismo. 
 
PALAVRAS-CHAVE: Mídias Audiovisuais. Televisão. Telejornalismo. História. Tecnológicos. 
 
 
ABSTRACT 
The article highlights the importance of studying the trajectory of Brazilian television news, 
highlighting the arrival and advance of television in Tocantins, the country's newest state. 
The political influence for the installation of broadcasters in the State created in the late 
1980s and the technological challenges imposed by the distance from large centers. The 
mirror of reality at the time, with the assignment of areas for transmission towers to be 

                                                
1Mestrando em Comunicação e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do 
Tocantins. Possui graduação em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo pela Universidade do 
Tocantins (2002). É especialista em Comunicação, Sociedade e Meio Ambiente pela Universidade Federal do 
Tocantins (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo. Atualmente é 
Chefe de Redação da TV Anhanguera – TO. e-mail: adriano.tv@gmail.com; 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

erected and the exchange of incentives for television commercials. The study addresses 
the history of audiovisual media with emphasis on the expansion of TV Anhanguera 
stations, affiliated with TV Globo, ways of producing content, consuming news, in addition 
to rescuing the narrative of language and, hopefully, contributing to research related to 
regional television news and journalism teaching. 
 
KEYWORDS: Audiovisual Media. Television. TV journalism. History. Technological.  
 
 
RESUMEN 
El artículo destaca la importancia de estudiar la trayectoria de los informativos de la 
televisión brasileña, destacando la llegada y avance de la televisión en Tocantins, el estado 
más nuevo del país. La influencia política para la instalación de locutores en el Estado 
creada a fines de la década de los ochenta y los desafíos tecnológicos que impone el 
alejamiento de los grandes centros. El espejo de la realidad de la época, con la asignación 
de áreas para la construcción de torres de transmisión y el intercambio de incentivos por 
comerciales de televisión. El estudio aborda la historia de los medios audiovisuales con 
énfasis en la expansión de las estaciones de TV Anhanguera, afiliadas a TV Globo, formas 
de producir contenidos, consumir noticias, además de rescatar la narrativa del lenguaje y, 
con suerte, contribuir a la investigación relacionada con la televisión regional Enseñanza 
de noticias y periodismo. 
 
PALABRAS CLAVE: Medios audiovisuales. Televisión. Teleperiodismo. Historia. Tecnológico. 

  



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

Introdução 

Para rememorarmos a implantação 

da televisão no Brasil é preciso falar de 

Chateaubriand. O empreendedor 

visionário Francisco de Assis 

Chateaubriand Bandeira de Melo era 

nordestino. O balconista trocou o metro e 

a tesoura para realizar o sonho de 

trabalhar em um jornal: A Gazeta, que 

fechou as portas em 1907.  

De volta ao jornalismo, em 1918 

assumiu a direção do Jornal do Brasil. 

Três anos depois passou a ser 

correspondente internacional do Correio 

da Manhã, na Alemanha, escreveu um 

livro sobre o país alemão. No ano 

seguinte, 1922, Chatô comprou o seu 

primeiro jornal e passou a ter uma 

relação de proximidade com Getúlio 

Vargas – que se empolga com a ideia de 

Chateaubriand de criar uma rede de 

jornais. Em 1925, com o sucesso 

consolidado do “Jornal”, Chateaubriand 

ampliou os negócios, e comprou em São 

Paulo, o “Jornal da Noite”, por menos da 

metade do que estava sendo oferecido. E, 

pelas folhas dos jornais impressos que 

Chatô passou, de acordo com seus 

interesses, a influenciar a opinião pública 

(KNEIPP, 2008). 

Nas duas décadas e meia 

seguintes, se casa, se separa, tem uma 

filha fora do casamento, se envolve em 

guerras políticas. Chega a ficar foragido e 

viver na clandestinidade e ainda a ficar 

três meses preso em um presídio de São 

Paulo depois de publicar uma matéria em 

que pedia a anistia aos exilados. 

Reconstruiu seu império de comunicação 

e queria expandir. E assim o fez nos anos 

de 1950. 

Os Diários e Emissoras Associadas se 
voltaram para TV. Em mais uma jogada 
aventureira, Assis Chateubriand decidiu 
trazer os técnicos norte-americanos da 
RCA para implantar a televisão no Brasil. 
Importou também os equipamentos; uma 
antena foi instalada no alto do edifício do 
Banco do Estado de São Paulo para 
retransmitir as imagens que viriam dos 
estúdios montados no prédio dos Diários 
Associados. (PATERNOSTRO, 1999, p. 28) 
 
Foram várias fases de testes, até 

que no dia 18 setembro daquele mesmo 

ano, durante a inauguração da então PRF-

3 TV Difusora – que depois passou a se 

chamar TV Tupi – ocorreu a primeira 

transmissão, pelo canal 3, a partir do 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

modelo desenvolvido nos Estados Unidos 

na década de 1940. A estreia da emissora 

pioneira da América Latina foi 

compartilhada com poucos. Havia, na 

época, apenas duzentos aparelhos 

distribuídos em praças e vitrines de lojas 

no centro de São Paulo. O alcance do 

sinal também era limitado: cem 

quilômetros.  

A estreia foi tumultuada, com 

atraso e a base do improviso. Uma das 

câmeras instaladas nos estúdios no 

Palácio do Rádio, quebrou e o técnico, 

norte-americano – que cuidava dos 

equipamentos – não estava no local. Os 

telespectadores tiveram que aguardar 40 

minutos até que a ‘TV na Taba’ entrasse 

para a história como o primeiro programa 

transmitido ao vivo por uma emissora de 

TV. O espetáculo, que teve duas horas de 

duração, foi comandado por Cassiano 

Gabus Mendes, com direção artística de 

Dermival Costa Lima e contou com 

artistas como Mazzaropi, Walter Forster, 

Lia de Aguiar, Hebe Camargo, Lima 

Duarte, Wilma Bentivegna, Lolita 

Rodrigues, entre outros – “estava dada a 

largada! A TV brasileira era uma 

realidade” (PATERNOSTRO, 1999, p. 29). 

Apesar do espírito premonitório de Chatô, 
até meados da década de 1950, o 
investimento na televisão era objeto de 
desconfiança por parte dos anunciantes. 
Em seus primórdios, a produção e a 
distribuição televisiva resumiam-se ao 
eixo Rio - São Paulo, estendendo-se, em 
1955, a Belo Horizonte e, em 1959, a 
Porto Alegre. Portanto, seu raio de ação 
era limitado, não só pelo número 
reduzido de telespectadores, como 
também pela incipiente organização 
empresarial e pelas limitações 
tecnológicas do país. (SANTOS, 2015, p. 
48-49) 

 

O fundador e responsável pela 

chegada da televisão ao Brasil – Assis 

Chateaubriand – morreu no dia 4 de abril 

de 1968, de colapso nervoso. Chatô criou 

e dirigiu a maior cadeia de imprensa do 

país: foram 34 jornais, 36 radioemissoras, 

18 estações de televisão, uma agência de 

notícias, uma revista semanal (O 

Cruzeiro), uma mensal (A Cigarra), várias 

revistas infantis e uma editora (SANTOS, 

2015).  

Este artigo tem como objetivo 

fazer um resgate histórico do 

telejornalismo tocantinense, mesmo antes 

da criação do Estado, refazendo a 

trajetória da implantação de emissoras 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

com ênfase à Rede Anhanguera de 

Televisão – Goiás/Tocantins. Os desafios 

vencidos pela ousadia de levar o sinal da 

emissora para uma parcela da população 

que vivia distante dos grandes centros. 

Como métodos foram adotadas análises 

qualitativas de informações coletadas e 

pesquisas (documental e bibliográfica).  

 

2 Os primeiros telejornais na década de 

1950 

A televisão continuou com o 

processo de expansão. Uma nova 

emissora, ainda do grupo de 

Chateaubriand, foi aberta no Rio de 

Janeiro, em 1951. Naquele ano estimava-

se que já eram cerca de sete mil, o 

número de aparelhos, distribuídos, 

basicamente entre o Rio de Janeiro e São 

Paulo. No final daquela década seriam 

200.000 televisores. 

O primeiro telejornal surgiu junto 

com a chegada da TV ao Brasil.  As 

notícias, em formato de grandes textos e 

poucas imagens, eram lidas por locutores 

– já que não existia a figura do jornalista 

apresentador – e as imagens exibidas nas 

reportagens eram extraídas de sobras do 

cinema, de documentários e, na maioria 

das vezes, essas imagens serviam para 

ilustrar situações, notícias que realmente 

estariam acontecendo, como enchentes, 

incêndios, por exemplo.  

Chatô, embora fosse um conversador em 
muitos sentidos, percebia que o futuro da 
mídia apontava para a centralidade da 
televisão. Assim como nos filmes 
cinematográficos, as imagens da televisão 
permitem materializar realidades e valores 
distantes pelas imagens, manifestando 
seu caráter de educador informal. Mais do 
que isso, as imagens permitiam ampla 
manipulação e “construção” de realidades 
pautadas em objetivos econômicos e 
políticos. (CASTRO, 2011, p. 54) 
 
O primeiro telejornal foi o 

“Imagens do Dia” – sem tempo específico 

de produção – era apresentado por 

Maurício Loureiro Gama, ao vivo, e com 

entonação radiofônica. A transmissão 

ocorreu no dia 19 de setembro de 1950 – 

um dia depois da inauguração da TV. As 

imagens eram produzidas em filme 

16mm, preto e branco e o telejornal 

reproduzia o modelo de noticiar herdado 

do rádio. “O locutor lia as notícias em 

quadro (notas ao vivo). As imagens 

filmadas pelos cinegrafistas (quando 

existiam) eram apresentadas enquanto o 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

locutor, ao vivo, narrava os 

acontecimentos” (MELLO, 2014, p. 315). 

Quanto à linguagem audiovisual, 

segundo aponta Mello (2014), o telejornal 

Imagem do Dia teria sofrido uma 

marcante influência do cinejornal – na 

maneira de apresentar os acontecimentos 

aos telespectadores. É importante 

salientar que os cinejornais eram 

telejornais exibidos nos cinemas antes da 

exibição do filme em cartaz naquele dia e 

esses telejornais apresentavam as notícias 

que tinham ganhado destaque naquela 

semana. Imagens feitas em planos 

abertos, direto, com quase nenhuma 

edição, acompanhado pela narração do 

locutor, estilo off (MELLO, 2014). 

O pioneirismo do telejornalismo 

brasileiro não contou com um aporte 

técnico que atendia todas as 

necessidades e exigências para exibir 

imagens de qualidade sobre o que se 

reportava, era o locutor apresentador 

quem acaba tendo lugar de destaque 

dentro do noticiário.  

Ele era o principal elemento legitimador 
do telejornal, era ele quem mostrava o 
rosto e a voz, que emprestava o seu 
reconhecimento profissional para dar 

validade ao discurso das notícias. A 
imagem do locutor de notícias trajado 
com terno e gravata, e principalmente a 
sua voz, eram utilizados como recursos 
retóricos e legitimadores, funcionando 
como ferramentas de persuasão que 
convenciam o telespectador de que a 
notícia era verdadeira. (MELLO, 2014, p. 
317) 
 
O avanço da tecnologia ajudou nas 

primeiras transformações do 

telejornalismo – ainda na década de 1950. 

A chegada do videoteipe, um gravador de 

imagens com fitas magnéticas, 

possibilitou que as reportagens fossem 

gravadas, editadas, assistidas e, se 

necessário, reeditadas antes de ir ao ar, 

fazendo com que os erros e falhas fossem 

evitados nos improvisos. É importante 

destacar que os primeiros equipamentos 

eram pesados, dificultando a locomoção 

nas gravações externas.  

A transmissão de um mesmo 

telejornal para atuar em rede, ao vivo, 

aconteceu no dia primeiro de setembro 

de 1969 para seis cidades: Rio de Janeiro, 

São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto 

Alegre e Brasília – segundo Maia (2011) 

através do sistema de satélite construído 

com recursos do Fundo Nacional de 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

Telecomunicações.  A página Memória 

Globo, a estreia do Jornal Nacional, da 

Rede Globo de Televisão, ocorreu às 

19h45 com os seguintes dizeres lidos 

pelos apresentadores do Hilton Gomes e 

Cid Moreira. 

Novas mudanças começaram a 

ocorrer no telejornalismo brasileiro a 

partir da década de 1970. Com a inovação 

tecnológica as emissoras passaram a 

investir em câmeras portáveis que 

utilizavam o sistema U-Matic – a câmera 

era interligada por um cabo a uma 

espécie de vídeo cassete que ficava em 

estojos feitos de couro – para facilitar o 

transporte. Eram necessários dois 

operadores. Um cinegrafista e mais um 

auxiliar para carregar esse estojo 

interligado por cabos de áudio e vídeo. 

Essa integração dos aparelhos era 

chamada de ENG (Eletronic News 

Gathering) ou UPJ (Unidade Portátil de 

Jornalismo). Isso deixou as gravações de 

externa mais dinâmicas e facilitou a 

mobilidade das equipes deixando mais 

ágeis o registro dos acontecimentos dos 

fatos em diversas partes do mundo 

(SILVA, 2018).  

 

3 A chegada da TV no antigo Norte 

Goiano 

Não demorou muito para que as 

emissoras de TV buscassem retransmitir o 

sinal para o maior número de cidades 

possível. E apesar de controlar o que seria 

veiculado ou publicado na imprensa, o 

regime militar, que vigorou entre os anos 

de 1964 e 1985, ajudou nesse processo. 

Para Leal (2009), ao adotar a postura de 

integração nacional, com um governo 

focado para defender a segurança 

nacional e o desenvolvimento nacional 

baseados na industrialização e no 

crescimento econômico, os veículos de 

comunicação eram usados como porta-

vozes oficiais do governo. Mais um 

motivo para facilitar a expansão desses 

meios. 

A ditadura militar contribuiu para o 
impulso no desenvolvimento da TV no 
Brasil, ao criar vários órgãos estatais que 
lidavam com a produção cultural, ao 
formular leis e decretos, ao congelar as 
taxas dos serviços de telecomunicação, ao 
dar isenção das taxas de importação para 
compra de equipamento, ao proporcionar 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

uma construção de uma estrutura 
nacional de telecomunicações em redes e 
ao fazer uma política de crédito facilitado. 
(LEAL, 2009, p. 8) 

 
O Regime Militar oferecia 

incentivos fiscais para os empresários que 

investissem na Região Amazônica. E, 

segundo Santos (2015), foi assim que a 

Organização Jaime Câmara, atual Grupo 

Jaime Câmara, decidiu levar a TV 

Anhanguera ao antigo Norte goiano, hoje 

Tocantins. A TV Anhanguera foi fundada 

em Goiânia, em 1963, e se tornou uma 

das primeiras emissoras afiliadas da Rede 

Globo de Televisão.  

A expansão começou por 

Araguaína, a maior cidade da região, 

distante cerca de 1.200 quilômetros da 

capital goiana. Mas a implantação da tv 

foi cercada de desafios, já que, na maioria 

dos municípios, não havia uma rede de 

energia permanente e a ligação de uma 

ponta a outra do Estado de Goiás, era 

literalmente na terra, já que a Belém-

Brasília, BR-153, não era asfaltada 

(SANTOS, 2015). 

Mesmo com as condições adversas, 

o jornalista e empresário deu início nas 

tratativas de instalação da antena para 

retransmitir o sinal da TV Anhanguera em 

Araguaína. A iniciativa, de expandir o 

sinal da emissora pela região isolada, do 

antigo Norte goiano, contou com o apoio 

de políticos, que não economizavam nas 

homenagens públicas e discursos 

empolgados, como o que ocorreu na 

inauguração da mais nova sede da OJC 

em Araguaína. A solenidade contou com 

a participação do Secretário Geral de 

Radiodifusão do Ministério das 

Comunicações – Lourenço Scherad e da 

Diretora Substituta Regional do Dentel, 

Messias Joselina Curado que fez um 

pronunciamento de exaltação ao 

empresário Jaime Câmara.  

A emissora entrou oficialmente no 

ar no dia 10 de dezembro de 1976, uma 

sexta-feira, levando o sinal para sete 

cidades do extremo norte goiano, além 

de duas no Maranhão, com uma 

programação gravada na capital, Goiânia, 

e com imagens coloridas para cerca de 

três mil receptores.  

A mais recente retransmissora do 

Canal 2, em Araguaína, foi equipada com 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

o que havia de mais moderno na época, 

em prédio próprio, com torre e antenas 

de alto ganho. A tecnologia era capaz de 

levar som e imagens para as cidades de 

Colinas de Goiás (hoje, Colinas do 

Tocantins), Axixá (do Tocantins), 

Tocantinópolis, Araguanã, Guaraí, 

Wanderlândia, Filadélfia e ainda Carolina 

e Porto Franco, ambos municípios do 

estado vizinho, Maranhão. Ainda na fase 

de testes da TV Anhanguera em 

Araguaína houve uma grande vendagem 

de aparelhos a cores e preto e branco na 

cidade. 

A solenidade de inauguração foi 

regada a um banquete oferecido para 

cem convidados que estavam ali 

representando famílias importantes, 

autoridades políticas, eclesiásticas e civis 

organizadas.  

Estávamos isolados e agora estamos 
integrados ao Brasil através das 
comunicações mais avançadas, que é a 
televisão. Poderemos, agora, além de ver 
o Jornal Nacional, assistir a bons filmes e 
novelas, ouvir as palavras do Presidente 
Geisel e do Governador Irapuan Costa 
Júnior, em suas mensagens ao povo 
brasileiro. Consideramos a história da 
região antes e depois da televisão e da 
Belém-Brasília e, por isso, agradecemos 
ao jornalista Jaime Câmara, que acreditou 
no progresso e no desenvolvimento de 

Araguaína. O senhor pode acreditar que 
os moradores desta região saberão apoiá-
lo sempre nas suas iniciativas. (O Popular, 
19762)  

 
Apesar de enaltecido o 

pioneirismo, aquela não teria sido a 

primeira retransmissora de Araguaína. 

Santos (2015) afirma que um grupo de 

entusiastas da televisão, formado por 

moradores nortistas de várias cidades, 

criou a comissão pró-TV, e arrecadou 

dinheiro e até um carro zero, para ir à São 

Paulo comprar equipamentos suficientes 

para montar cinco torres, cada uma com 

trinta metros de altura, além de baterias, 

carregadores e motores que pudessem 

gerar energia em cinco cidades, incluindo 

Araguaína. As repetidoras recebiam a 

programação que era gravada em fitas 

em Imperatriz, no Maranhão, e enviadas 

diariamente por ônibus interestaduais.  

Em Araguaína a torre foi erguida 

na Avenida Cônego João Lima na estação 

que foi apelidada com o nome da cidade 

– TV Araguaína, mas não durou muito 

                                                
2 Discurso do Juiz de Direito de Araguaína, João Batista 
Neto, extraído da reportagem ‘Canal 2 de Araguaína já 
chega a 9 cidades’, publicada no O Popular, Goiânia, 14 
de dezembro de 1976, p. 6. 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

tempo. “Nem chegou a ser autorizada 

pelo Governo Federal pois, segundo seus 

articuladores, o processo de concessão 

foi barrado com a chegada do Grupo 

Jaime Câmara” (SANTOS, 2015). Na 

época, Santos (2015) destaca que os 

padrões de administração das emissoras 

brasileiras seguiam normas americanas e 

metade das programações era feita de 

filmes estrangeiros. A retransmissora 

exibia programas copiados de uma 

emissora maranhense e mesmo assim 

despertou interesses de políticos locais e 

nacionais, como o Senador Benedito 

Ferreira, conhecido como Benedito Boa 

Sorte, mas essas mesmas lideranças, 

incluindo o Senador, passaram a apoiar o 

empresário Jaime Câmara que contara 

com quase dez anos de experiência no 

ramo da comunicação, incluindo a 

concessão de um canal de TV. 

Santos (2015) afirma que para 

receber apoio, Jaime Câmara fez uma 

verdadeira campanha de marketing para 

convencer lideranças empresariais e 

políticas, incluindo a distribuição de 

aparelhos de televisão. E já na fase de 

testes, a qualidade da imagem ajudou 

nesse convencimento. O empresário 

também recebeu ajuda dos próprios 

moradores, que chegaram a doar o 

terreno, onde até hoje funciona a sede da 

emissora em Araguaína. 

A participação de apoiadores foi 

decisiva para que a própria prefeitura de 

Araguaína, segundo Santos (2015), 

abrisse crédito a partir do Projeto de Lei 

n.º 73 de 27 de dezembro, que foi 

aprovado duas semanas após a 

inauguração da retransmissora da TV 

Anhanguera na cidade, beneficiando 

diretamente a empresa de Jaime Câmara. 

Depois de passar na Câmara Municipal, o 

prefeito Wilson Gomes de Sousa 

sancionou a lei da concessão de ajuda 

especial de Cr$ 100.000,00 (Cem mil 

cruzeiros) destinada à implantação do 

sistema de som e imagem de televisão da 

cidade.  

A venda de aparelhos aqueceu o 

comércio e o coração grato de políticos. 

Em 1978 a Câmara Municipal aprovou 

voto de louvor para a Organização Jaime 

Câmara por ter se esforçado para levar 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

imagem e som pelo Canal 2 e chegou a 

assumir estar constrangida por não poder 

ajudar mais. No ofício disseram que 

“sentem-se desconcertados por não 

poderem dispor de maiores meios para 

expressar a sua gratidão para com o seu 

preclaro concidadão (referindo-se ao 

empresário Jaime Câmara)” (SANTOS, 

2015). 

E os elogios em público e nas 

solenidades continuaram. No mesmo ano, 

durante a visita do General João Batista 

Figueiredo, o prefeito Joaquim de Lima 

Quinta, fez cobranças ao então Presidente 

da República para que fossem feitos 

investimentos na infraestrutura da cidade 

e, no mesmo discurso, destacou o 

pioneirismo do grupo chefiado por Jaime 

Câmara, fazendo referência ao que ele 

considerou como espírito empreendedor, 

gerando aplausos e gritos de apoio. 

E aqui eu quero abrir um parêntese, para 
cumprimenta o Grupo Jaime Câmara 
através de seu Diretor Jaime Câmara 
Júnior, que é uma dai coisas que mais nos 
ajudaram ultimamente é a sua televisão. A 
televisão trouxe para o povo do Norte 
informações atuais de tudo que se passa 
no país e no mundo. Ao Jaime Câmara, ao 
Grupo Jaime Câmara pela assistência que 
tem dado ao nosso povo. A este grupo 
nós queremos render ainda uma 

homenagem especial porque temos 
certeza de que dentro em breve será 
instalada aqui em Araguaína a Rádio 
Anhanguera, que se Deus quiser ir cobrir 
não somente o Norte de Goiás, mas toda 
a nossa extensão territorial. Pois a obra 
pioneira deste importante tem 
contribuído decisivamente para a 
integração desta vasta região e para o 
desenvolvimento da nossa gente, porque 
aqui ele implantou a informação atual, a 
educação, a cultura e o entretenimento. 
(O Popular3, 1978). 

 
 A expansão do Canal 2 chegou a 

Gurupi, até então cidade localizada na 

região Centro Norte de Goiás e com 

projetos de expansão do sinal. Em 1978, a 

partir da formação do Consórcio de 

Televisão Médio Norte Goiano, uma 

iniciativa das prefeituras de Paraíso do 

Norte (atual Paraíso do Tocantins), 

Cristalândia, Pium e Porto Nacional foram 

anunciadas medidas para que o som e a 

imagem da TV Anhanguera Canal 2 

chegassem até a essas cidades. O 

investimento foi orçado em Cr$ 

2.601.788,00 (dois milhões, seiscentos e 

um mil e setecentos e oitenta e oito 

cruzeiros), desse total, Cr$ 910.968,00 

(novecentos e dez mil e novecentos e 
                                                
3 Trecho do discurso do prefeito de Araguaína, 
Joaquim de Lima Quinta, extraído do O Popular, 
Goiânia, 10 de novembro de 1978, p. 4) 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

sessenta e oito cruzeiros) seriam 

destinados para a compra de 

equipamentos. O restante seria aplicado 

nas obras de infraestrutura de acessórios 

de transmissão de TV, e de energia e 

custos de instalação4.  

 Em junho daquele mesmo ano o 

Canal 2 já podia ser acompanhado pelos 

moradores de Porto Nacional, 

Cristalândia, Pium, Paraíso do Norte (do 

Tocantins) e Brejinho de Nazaré. A 

chegada do sinal nessas cidades rendeu 

homenagens do Poder Legislativo do 

Estado de Goiás. A Assembleia Legislativa, 

através do requerimento do deputado 

Wilton Cerqueira e dos parlamentares 

Juracy Teixeira e Antônio Pereira, fez 

menção honrosa para o empresário Jaime 

Câmara. 

Apesar de representar um marco 

histórico e de grande importância para 

uma população que vivia no isolamento, 

o progresso e crescimento da chegada da 

TV Anhanguera, também atendia 

interesses políticos e trocas vantajosas. 

Santos (2015) afirma que para o então 

                                                
4 Jornal O Popular, de 29 de janeiro de 1978. 

prefeito de Araguaína, João Ribeiro, “a 

televisão proporcionaria oportunidades 

de veiculação de propaganda política, 

divulgação de projetos da prefeitura” 

(SANTOS, 2015), permutando dividendos 

do Paço Municipal em troca de ações 

publicitárias televisivas das ações do 

poder público municipal.  

 No início da década de 1980 a 

Organização Jaime Câmara manteve os 

investimentos na ampliação e 

melhoramento do sinal transmitido pelo 

Canal 2 em Araguaína e em Gurupi com a 

assinatura dos contratos de concessão 

para as duas emissoras: TV Anhanguera 

de Araguaína e TV Rio Formoso de 

Gurupi, que deixaram de ser repetidoras e 

passaram a ser geradoras. As duas 

concessões foram outorgadas pelos 

decretos presidenciais 87.534 e 87.535, 

assinados dia 30 de agosto de 1982. O 

anúncio aconteceu em uma cerimônia 

presidida pelo ministro Haroldo Corrêa 

de Matos, que afirmou que aquele 

momento era demonstração pública e 

cabal de confiança do presidente João 

Figueiredo na Organização Jaime Câmara.  



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

Jaime Câmara Júnior, filho de 

Jaime Câmara, na oportunidade, anunciou 

que as emissoras de Goiânia, de Gurupi e 

de Araguaína seriam ligadas ao satélite e 

revelou o esforço empreendido da OJC 

para expandir as atividades ao extremo 

norte do Estado integrando Goiás, pelas 

telas da TV. A íntegra do discurso foi 

publicada na reportagem ‘TVs de 

Araguaína e Gurupi têm contrato’, no O 

Popular, de 20 de outubro de 1982, 

página 9. 

 Ainda durante o discurso, o 

presidente da TV Rio Formoso, Jaime 

Câmara Júnior, enfatizou as dificuldades 

de acesso e os custos financeiros para 

transportar o sinal a uma distância de 

1.200 quilômetros entre a capital Goiânia 

e a cidade de Araguaína, localizada no 

Norte do Estado. Na época estavam 

sendo experimentadas as repetidoras 

assíncronas, que funcionavam com vídeo 

cassetes e com a programação defasada 

em alguns dias da estação geradora. 

Apesar disso, disse que assumiu um 

compromisso de entregar e atender as 

regiões Centro-Oeste e Norte, prestando 

um serviço de qualidade. 

O discurso encerrou destacando os 

avanços de expansão da Organização 

Jaime Câmara através das estações da TV 

Anhanguera de Goiânia, da TV Tocantins 

de Anápolis, e agora da TV Rio Formoso 

de Gurupi e TV Anhanguera de 

Araguaína, que passavam a contar com 

2.500 quilômetros de links em VHF sendo 

transmitidos, a partir do dia 30 de 

outubro de 1982 via satélite interligando 

Goiânia, Gurupi e Araguaína e integrando 

a população destas regiões à era da 

comunicação.  

 

4 A multiplicação das antenas de 

transmissão pelo Tocantins 

A região que passou a ter opções 

de canais com o passar dos anos 

recebendo novos investimentos na área 

da mídia televisiva. A TV Brasil Central, 

afiliada à Rede Bandeirantes, que 

pertencia ao Governo do Estado de Goiás 

– através do Consórcio de Empresas de 

Radiodifusão e Notícias do Estado - 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

CERNE, foi instalada no início de 1982 e 

contava com retransmissoras em 

Araguaína e em Gurupi. Depois da criação 

do Tocantins surgiu a Companhia de 

Comunicação do Estado do Tocantins – 

COMUNICATINS. 

De acordo com Rocha, Soares e 

Araújo, (2014) a Comunicatins era uma 

empresa de direito privado, com 

economia mista, tendo o Governo do 

Tocantins, como principal acionista. Em 

1996, a emissora se transformou em 

autarquia e passou a se chamar Instituto 

Dom Alano, atuando com a Universidade 

do Tocantins – UNITINS com a finalidade 

de explorar a prestação de serviços de 

Rádio e TV, mas a falta de recursos 

provocou uma nova mudança.  

No ano seguinte, devido à falta de 
recursos e objetivando regularizar 
legalmente o serviço de radiodifusão sob 
a tutela do Estado, o Instituto é 
transformado na Fundação Unitins, 
autarquia com autorização para executar 
o serviço com fins educativos. Este 
processo gerou a Rádio Palmas 96,1 FM, 
que entrou no ar em 2000 em caráter 
experimental; e a TV Palmas, com 
transmissões a partir de 2003, que tempos 
depois passou a se chamar Rede Sat e 
mais recentemente TVE Tocantins. 
Ampliando o arco regional, a TV estatal 
tem sinal captado por 10 municípios 
maranhenses limítrofes, como Porto 

Franco (TV Difusora) e Imperatriz (TV 
Nativa) (ROCHA; SOARES: ARAÚJO, 2014, 
p. 175) 

 
 Em janeiro de 2019 o Governo do 

Estado determinou a suspenção das 

atividades da TVE Tocantins, incluindo 

produção local, como os telejornais e 

exibição de programas terceirizados, e 

reincidiu contratos de servidores, 

transferindo equipamentos e a estrutura 

da emissora, mais uma vez, para Unitins 

com fins educativos (TV..., 2019)5. A 

medida foi alvo de protestos de 

funcionários e comunicadores e contou 

com ampla divulgação na imprensa 

(SERVIDORES..., 2019)6.  No mês seguinte 

o Governo assinou um contrato com a TV 

Cultura (TV..., 2019)7, que passou a 

                                                
5 TV Pública do Tocantins não terá mais programação 
local; Rádio continua funcionando. In: G1 Tocantins. [S. 
l.], 2 jan. 2019. Disponível em: 
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/01/02/t
v-publica-do-tocantins-nao-tera-mais-programacao-
local-radio-continua-funcionando.ghtml. Acesso em: 15 
fev. 2020. 
6 SERVIDORES Públicos fazem protestos pela 
permanência da RedeSat, Jornal do Tocantins. In: Jornal 
do Tocantins . [S. l.], 3 jan. 2019. Disponível em: 
https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/noticias
/servidores-p%C3%BAblicos-fazem-protesto-pela-
perman%C3%AAncia-da-redesat-1.1697916. Acesso em: 
15 fev. 2020. 
7 TV Cultura afilia-se com a TV Educativa de 
Tocantins. In: TV CULTURA. [S. l.], 22 fev. 2019. 
Disponível em: 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

retransmitir o sinal pelo canal 13.1. O 

acordo garantiu a expansão do alcance 

da TV pública paulista para mais 350 mil 

telespectadores, de oito municípios 

tocantinenses que antes não tinham 

acesso ao canal. 

 Outras emissoras não tiveram o 

mesmo desfecho e acabaram encerrando 

as atividades em definitivo por diversos 

motivos. De acordo com o Sistema 

Mosaico8 da Agência Nacional de 

Telecomunicações (Anatel) a TV Girassol 

de Gurupi, afiliada da Band, fechou as 

pontas em 2015. Isso aconteceu depois 

de uma ordem judicial de reintegração de 

posse (TV..., 2015)9. Na decisão, o juiz 

                                                                         
https://tvcultura.com.br/acontece/808_tv-cultura-afilia-
se-com-a-tv-educativa-de-tocantins.html. Acesso em: 
15 fev. 2020. 
8 O Sistema Mosaico é uma plataforma com vários 
módulos voltados aos diversos serviços de 
telecomunicações e radiodifusão. O módulo Sistema de 
Cadastro de Radiodifusão (SCR) é utilizado para 
manutenção de cadastros de estações de radiodifusão. 
Os únicos serviços não contemplados pela ferramenta 
são Ondas Curtas (OC), Ondas Tropicias (OT) e 
Radiodifusão Comunitária (RADCOM). Disponível em: 
https://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/comunicacao/
SERAD/radiofusao/Sistemas/radiodifusao_sistemaMosai
co.html. Acesso em: 15 fev. 2020.  
9 TV Girassol, retransmissora da Band, encerra produção 
local em Gurupi. In: Atitude Tocantins. [S. l.], 26 maio 
2015. Disponível em: 
http://www.atitudeto.com.br/depois-de-palmas-band-
encerra-producao-local-em-gurupi/. Acesso em: 15 fev. 
2020. 

Pedro Nelson de Miranda Coutinho, da 

Terceira Vara Cível da Comarca de 

Palmas, mandou a empresa restituir bens, 

incluindo painéis de antena e 

transmissores por descumprimento de 

acordo contratual – a empresa foi 

arrendada por uma rede de comunicação 

da Igreja Mundial do Povo de Deus. A 

emissora ficou no ar por doze anos. Já a 

TV Central, afiliada da Rede RecordTV foi 

fundada e extinta no mesmo ano.  

Em 2008 o Grupo Bandeirantes 

inaugurou em Palmas a primeira emissora 

própria na região Norte do país 

(GRUPO..., 2008) 10. A Band Tocantins era 

comandada pelo jornalista Fernando 

Hessel e foi precedida pela TV Palmas, 

pela TV Javaés e pela TV Girassol. Em 

2015 a emissora foi fechada e passou a 

retransmitir a programação nacional. 

(REIS; ROCHA, 2018). 

                                                
10 GRUPO Bandeirantes inaugura nesta quarta em 
Palmas nova emissora; a Band Tocantins. Conexão 
Tocantins. In: Conexão Tocantins. [S. l.], 22 out. 2008. 
Disponível em: 
https://conexaoto.com.br/2008/10/22/grupo-
bandeirantes-inaugura-nesta-quarta-em-palmas-nova-
emissora-a-band-tocantins. Acesso em: 15 fev. 2020. 
 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

Segundo o Sistema Moisaico da 

Anatel, desde que foi criado o Estado do 

Tocantins, pelo menos oito emissoras 

deixaram de existir em Palmas: TV Javés, 

TV Real, TV Central, TV Cristal, TV Lajeado, 

TV Serra do Carmo, Band Tocantins e TV 

Graciosa. 

 

Quadro 1 - Emissoras que contavam com 
programações locais e que encerraram as 

atividades em Palmas 
 
EMISSORA CANAL AFILIADA PERÍODO 

BAND 
TOCANTINS 4 BAND 

2008-
2015 

TV 
CENTRAL 

5 RECORDTV 2006 

TV CRISTAL 5 REDETV! 2000-
2007 

TV 
GRACIOSA 4 TV GAZETA 2016-

2018 

TV JAVAÉS 7 
TV 

BANDEIRANTES 
1992-
1997 

TV 
LAJEADO 

2 RECORDTV 1993-
2007 

TV REAL 5 SBT 1992-
2000 

TV SERRA 
DO CARMO 9 CNT-GAZETA 

1993-
2007 

Fonte: Anatel, [201-] 
 
De acordo com o site Mapa da 

Mídia (NEPJOR/UFT), que traçou a 

trajetória da chegada das emissoras de 

TV no Tocantins, a primeira televisão a 

instalar-se em Palmas, capital do Estado, 

foi a TV Jovem Palmas, transmitindo, na 

época, o sinal do SBT, pelo canal 11. No 

início de 2007 a empresa perdeu a 

concessão e ficou fora do ar por oito 

meses, retornando no dia sete de 

dezembro, mas dessa vez como afiliada 

da Rede Record. Já a transmissão do SBT, 

chegou a ficar na mão de outros dois 

grupos até que em 2015, o SBT Tocantins, 

sob nova administração, passou a 

comandar o canal. 

Mas é a cidade de Araguaína, 

segundo a Anatel, onde mais se 

concentram emissoras de canais abertos 

de TV no Estado do Tocantins, com 

programação local. São sete emissoras: 

TV Alvorada (TV Gazeta), TV Amazônia 

(Band), TV Anhanguera (TV Globo), TV 

Araguaína (SBT), TV Aratins (Rede Meio 

Norte), TV Jovem Araguaína (RecordTV) e 

Rede Líder (RedeTV).  

 Essas emissoras investem em 

produção de conteúdo local, sejam em 

telejornais ou programas de 

entretenimento para discutir temas e 

assuntos de interesses diversos da 

população de Araguaína. Para Meneses 

(2010) a mídia local se constrói com base 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

naquilo que se torna expressivo para a 

comunidade de determinado território. 

s emissoras de TV são estruturadas pelo 
espaço geográfico, inclusive na definição 
do que seja “informação local”, mas ao 
mesmo tempo supera este espaço na 
medida em que esta proximidade pode 
ser definida em relação à abrangência dos 
públicos de interesse. (MENESES, 2010, p. 
63) 

  
 A última TV aberta a instalar-se em 

Palmas foi a RedeTV Tocantins, afiliada da 

RedeTV!, em 14 de março de 2019, já 

transmitindo o sinal digital pelo canal 29 

UHF. Já a Tocantins TV foi a primeira 

emissora de televisão do Tocantins 

exclusivamente online. Segundo Reis e 

Rocha (2018), a emissora conta com 

equipamentos e tecnologia para 

transmitir, ao vivo e em tempo real, 

imagens com drone e 360 graus, pela 

página do Facebook, onde é postada 

toda a produção do canal. “O surgimento 

dessas mídias tem um forte entrelaço 

com a própria história do Tocantins; de 

sua criação, suas lutas, suas 

particularidades políticas, sociais e 

culturais, grande parte de tudo isso foi 

registrado por essas mídias”. (REIS; 

ROCHA, 2018, p. 13) 

 Para Reis e Rocha (2018) o resgate 

da trajetória da televisão tocantinense 

revela-se uma tarefa importante de valor 

histórico e cultural para o Estado de 

pouco mais de três décadas de criação. 

 

Considerações finais 

A pesquisa traçou a trajetória da 

chegada da televisão no Estado do 

Tocantins, antes da divisão do Estado de 

Goiás. A força política teve contribuição 

decisiva para a expansão das torres, 

incluindo a doação de terrenos e a 

permuta de áreas por comerciais 

televisivos, como a chegada da Televisão 

Anhanguera em Araguaína.  

Ressalta-se que apenas meia 

década depois da criação do Tocantins foi 

que as emissoras passaram a produzir 

programas locais, com informações 

exclusivamente regionais. E, apesar dos 

investimentos, muitas empresas de 

comunicação que ousaram abrir as 

portas, não se mantiveram no mercado, 

principalmente na capital.  

 

Referências 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

CASTRO, Nilo. A Televisão e Presidência da 
República: a soberania em disputa de 1950-
1964. Tese (Doutorado em Ciência Política). 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 
UFRGS, Porto Alegre. 2011, 322 f. 

FONSECA, Adriano Nogueira da. O 
Telejornalismo no Tocantins em três 
momentos: linguagem, história e técnica. In: 
IV Jornada Interdisciplinar do PPGCOM/UFT – 
Tendências em Comunicação: a construção 
social nas narrativas contemporâneas. Anais... 
PPGCOM/UFT: Palmas: 2019. 

KNEIPP, Valquíria Passos. Trajetória de 
formação do telejornalista brasileiro. Tese 
(Doutorado em Comunicação) Universidade 
de São Paulo, USP, Escola de Comunicações e 
Artes – ECA, São Paulo, 2008, 245 f. 

LEAL, Plínio. Um olhar histórico na formação 
e sedimentação da TV no Brasil. In: VII 
Encontro Nacional de História da Mídia, 2009, 
Fortaleza/CE. Anais... ALCAR: Fortaleza, 2009. 

LINHA do tempo. A televisão no Tocantins. 
Disponível em: 
http://www.timetoast.com/timelines/1501011. 
Acesso em 20 fev 2020. 

MAIA, Aline Silva Corrêa. O Telejornalismo no 
Brasil na Atualidade: Em Busca do 
Telespectador. In.: XVI Congresso de Ciências 
da Comunicação na Região Sudeste, São 
Paulo. Anais... Intercom: São Paulo, 2011. 

MENESES, Verônica Dantas. Cenário da 
programação de TV regional aberta no Brasil: 
desafios e perspectivas. Tese (Doutorado em 
Comunicação) - Universidade de Brasília, 
Brasília, 2010, 362 f. 

MELLO, Edna. Telejornalismo e história: 
permanências e rupturas no fazer jornalístico. 
In: VIZEU, Alfredo et tal. (Org.) Telejornalismo 

em questão. Florianópolis: Insular, 201. P. 
309-328, 2014. 

MELLO, Jaciara. Telejornalismo no Brasil. 
Universidade da Beira Interior. Covilhã: 
Portugal. 2009. 

MEMÓRIA GLOBO. Vera Íris Pasternostro. 
Disponível em: 
https://memoriaglobo.globo.com/perfil/vera-
iris-paternostro-2/. Acesso em: 20 Jan 2020. 

MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional. 
Disponivel em: 
http://memoriaglobo.globo.com/programas/j
ornalismo/telejornais/jornal-nacional.htm. 
Acesso em: 11 Jan 2020. 

PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV: 
manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: 
Elsevier, 1999. 

REIS, Lys Apolinário; ROCHA, Liana Vidigal. 
Televisão e Mídias Sociais: a circulação de 
conteúdo da emissoras do Tocantins. In: 17º 
Encontro Nacional de Professores de 
Jornalismo, 2018, Palmas. Anais... ABEJ: 
Palmas, 2018. 

REIS, Lys Apolinário; SILVA, Edna de Mello. 
Televisão e história: uma proposta de linha 
do tempo da trajetória da mídia televisiva no 
Estado do Tocantins. In: XI Encontro Nacional 
da Associação Brasileira de Pesquisadores de 
História da Mídia, 2017, São Paulo. Anais... 
ALCAR: São Paulo, 2017. 

ROCHA, L. V.; SOARES, S. R.; ARAÚJO, V. T. 
Abrangências locais no jornalismo online do 
Tocantins. Comunicação & Inovação, São 
Caetano do Sul, v. 15, n. 29, p. 171-185, 2014. 

SANTOS, Jocyleia Santana dos. A Sedução da 
Imagem: a televisão no limiar do Tocantins. 
Palmas: EDUFT, 2015. 



 
                 ISSN nº 2526-8031                                                            Vol. 4, n. 3, Setembro-Dezembro. 2020 

 
 

 
Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 3, p. 174-192, set.-dez. 2020 

 

SILVA, Edna de Mello. Fases do 
Telejornalismo: uma proposta 
epistemológica. In: EMERIM, Cárdila; 
COUTINHO, Iluska; FINGER, Cristiane (orgs.). 
Epistemologias do telejornalismo brasileiro. 
Coleção Jornalismo Audiovisual, v. 7. 
Florianópolis: Insular, 2018. 
 


