Flexibilidades espaciais nas habitações unifamiliares da Serra do Navio: uma antevisão de Oswaldo Bratke na Amazônia dos anos 1950

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/am2018_6b

Palavras-chave:

Projetos Flexíveis, Habitação Unifamiliar, Vila Serra do Navio, Oswaldo Arthur Bratke

Resumo

O Núcleo Residencial da Vila Serra do Navio, localizado no Estado do Amapá e distante de Macapá cerca de 200 km, foi planeado por Oswaldo Carlos Bratke para ser o alojamento dos empregados da Empresa de Mineração ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios), durante a exploração de jazidas de manganês naquela região na década de 1950. O lugar para implantação desse assentamento era distante de qualquer centro urbano, isolado na mata. O projeto urbanístico compreendia planos de arruamento, de redes de água potável, de águas pluviais e de água para extinção de incêndios, de esgotos, de eletricidade pública e domiciliar, além do centro cívico, complexo educacional, hospital, centro esportivo. As habitações unifamiliares já consubstanciavam uma visão de vanguarda sob o viés das flexibilidades espaciais para o novo modelo de residência. A antevisão promovida por Bratke no contexto brasileiro, no âmbito das habitações da Serra do Navio, permite conformar espaços de acordo com o perfil dos usuários, personalizando-os, antevendo um dos problemas fundamentais, na contemporaneidade, que se concentra na ordem da projetação e da produção habitacional, por não responder eficientemente aos ideais de necessidades dos usuários, não estabelecendo laços de identidade pessoal, apontando um déficit sentimental do habitat para com os seus residentes.

Referências

BLOCH, Marc. Introdução à historia. Lisboa: Publicações Europa-América, 1965.
BONDUKI, Nabil. Affonso Eduardo Reidy. Lisboa: Editora Blau, 2000.
COSTA, Lúcio. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1995.
GRAEFF, Edgar. Edifício. São Paulo: Projeto Editores, 1976. (Cadernos Brasileiros de Arquitetura, n. 7).
HEIDEGGER, Martin. Construir, habitar e pensar In Pensamento Humano: Ensaios e Conferências. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.
LYNCH, Kevin. La buena forma de la ciudad. Barcelona: Gustavo Gili, 1985.
RIBEIRO, Benjamim Adiron. Vila Serra do Navio: Comunidade urbana na Selva Amazônica: Um projeto do arquiteto Oswaldo A. Bratke. São Paulo: Editora Pini, 1992.
ROSSO, Teodoro. Racionalização da construção. São Paulo: USP/FAU, 1980.
SEGAWA, Hugo, DOURADO, Guilherme Mazza. Oswaldo Arthur Bratke. São Paulo: ProEditores, 1997.
WERNER, Jörg. Adaptaciones Quotidianas In: Quaderns 202. Barcelona: COAC, 1993, p. 90-97.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Filho, M. S., & Trigueiros, C. (2018). Flexibilidades espaciais nas habitações unifamiliares da Serra do Navio: uma antevisão de Oswaldo Bratke na Amazônia dos anos 1950. Revista Amazônia Moderna, 2(1), p.122–137. https://doi.org/10.20873/am2018_6b