Caracaraí e o olhar de Sergio Bernardes sobre Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/am2018_4b

Palavras-chave:

Sergio Bernardes, Caracaraí/RR, Planos de Desenvolvimento para a Amazônia

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a contribuição do arquiteto Sergio Wladimir Bernardes para Roraima a partir de seus projetos e estudos voltados, especialmente, para a cidade de Caracaraí, situada no sul do Estado. A pesquisa apoiou-se na revisão bibliográfica, cruzamento de textos e fontes documentais, acrescida de dados de coleta de campo. A atenção sobre este tema surge a partir do mapeamento da produção arquitetônica moderna em Roraima, apontando para um projeto de Bernardes executado: o edifício da Prefeitura de Caracaraí. Durante a pesquisa pode-se perceber o olhar do arquitetos para as discussões e proposições no campo do desenvolvimento regional, em uníssono com os planos desenvolvimentistas para a Amazônia, a partir do que é consolidado em publicações sob a assinatura do Laboratório de Investigações Conceituais (LIC). O artigo, portanto, busca analisar as inserções de Bernardes em Caracaraí e o contexto histórico em que se insere, como consecução da proposta do LIC denominada «modelo hidráulico» que, por conseguinte, se configura não somente como importante marco da modernidade roraimense, mas também sob a perspectiva macro a que se destinava, de acordo com a política desenvolvimentista para a Amazônia, dos planos de desenvolvimento para a região da década de 1970.

Referências

BARROS, Nilson Cortez Crocia de. Roraima, Paisagens e Tempo na Amazônia Setentrional: estudo de ocupação pioneira na América do Sul. Recife: Editora Universitária – UFPE. 1995.
BERNARDES, Kykah. Sérgio Bernardes-pesquisa sobre projetos em Roraima (mensagem pessoal). Mensagem recebida por claudia.nascimento@ufrr.br em 18 set. 2017.
BERNARDES, Kykah;WWCAVALCANTI, Lauro (orgs). Sérgio Bernardes. Rio de Janeiro: Artviva Editora, 2010.
BERNARDES, Sérgio, In BRANDT, Angela (org). Arquitetos do Brasil/Architects from Brazil. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995.
______. Curriculum Vitae (até maio de 1991). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro/Projeto Memória (Acervo Sérgio Bernardes), 1991, 24 p. documento digitalizado.
BERNARDES. Thiago Bernardes (argumento); Direção de Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros (direção). Rio de Janeiro: Rinoceronte Produções, 2014. 92 min., som, formato digital.
CAÚLA, Adriana; CUNHA, Vitor. (Re)desenhando o Hotel Tropical de Manaus de Sérgio Bernardes. Anais do IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Porto Alegre, 25 a 29 de Julho de 2016.
CAVALCANTI, José Maria dos Santos Araújo. Recuperação e desenvolvimento do Vale do Rio Branco. 2. ed. Rio de Janeiro: Jornal do Comércio, Rodrigues & Cia, 1949.
CAVALCANTI, Lauro. Sérgio Bernardes: herói de uma tragédia moderna. Rio de Janeiro: Relume Dumar Prefeitura, 2004. (série Perfis do Rio; v. 41).
GUANAES, Felipe. Sérgio Bernardes: doutrina de uma civilização tropical. Rio de Janeiro: Editora PUC-RIo, 2016.
GUERRA, Antônio Teixeira Guerra. Estudos Geográficos do território do Rio Branco. IBGE, Publicação N° 13, 1957.
LEVINO, Selmar de Souza Almeida;
LIRIO, Flávio Corsini. Panorama Cultural de Roraima. Boa Vista: Editora da UFRR, 2016.
LIC-SBA. Bônus Patrimoniais/Capitalização do Solo Urbano. Rio de Janeiro: Laboratório de Investigações Conceituais/Sérgio Bernardes Associados, 1977.
MARTINS, Elisangela. Memória do regime militar em Roraima. Manaus: UFAM, 2010 (Dissertação de Mestrado).
MURIEL, Emanuel. Contemporary Architects. London: The MacMillian Press Ltd, 1980.
OLIVEIRA, Rafael da Silva. Vulnerabilidade e fragilização para a atuação da rede de exploração sexual de crianças e adolescentes em Caracaraí: uma análise a partir das transformações em sua organização espacial. Boa Vista: UFRR, s/d.
RANGÉ, Jacques. Arquiteturas no Brasil/anos 80. São Paulo: Projeto, 1988.
RICE, Hamilton. Exploração na Guiana Brasileira (1924-1925). Tradução de Lacyr Schettino. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1978.
SANTOS, Carlos Nelson Ferreira dos Santos. A cidade como um jogo de cartas. Niterói: Universidade Federal Fluminense: EDUFF; São Paulo: Projeto Editores, 1988.
SANTOS, Nelvio Paulo Dutra. Política e poder na Amazônia: o caso de Roraima (1970-2000). Boa Vista: Editora da UFRR, 2013.
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil: 1900-1999. São Paulo, EDUSP, 2010.
SILVA, Paulo Rogério de Freitas. Dinâmica territorial urbana em Roraima Brasil. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007 (tese do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana).
SOUZA, Graciléia Santana Olívio. A história da formação territorial de Caracaraí (1904 a 2013). Trabalho de Conclusão de Curso. Caracaraí (RR): UERR, 2017.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Nascimento, C. H. C., Ramalho, P. O., Furo, A. F. P., & Oliveira, L. R. (2018). Caracaraí e o olhar de Sergio Bernardes sobre Roraima. Revista Amazônia Moderna, 2(1), p.84–105. https://doi.org/10.20873/am2018_4b