Edições anteriores

  • Dossiê temático: Métodos de estudos sobre exercício físico durante a pandemia de Covid-19
    v. 5 n. 11 (2022)

    CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DOSSIÊ TEMÁTICO:

    MÉTODOS DE ESTUDOS SOBRE EXERCÍCIO FÍSICO E COVID-19

     

                A seção de métodos é parte estrutural no processo de desenvolvimento da pesquisa científica. Além disso, reflete a capacidade que o(a) pesquisador(a), ou seu grupo de pesquisa, possuem para planejar adequadamente o estudo de modo a responder aos seus objetivos. Contudo, no Brasil, apenas recentemente os periódicos científicos têm voltado seu interesse para a publicação dos métodos de um artigo científico.

                Ressalta-se que essa publicação é relevante para os pesquisadores, uma vez que esses podem se utilizar daquela como referência em futuros artigos que repliquem o mesmo método. Para a comunidade acadêmica, constitui-se de uma fonte de riqueza de detalhes do referido método, fundamental para a replicação de novos estudos com o mesmo rigor metodológico, uma vez que os periódicos tem destinado cada vez menos caracteres para a confecção dos manuscritos. 

    Além disso, a publicação do método científico a priori da conclusão do estudo, quiçá seu início, possibilita a avaliação e discussão da proposta por seus pares, seja em estudos quantitativos, qualitativos ou mistos. Por fim, no contexto atual de avaliação do pesquisador, realizado em diferentes contextos e agências de financiamento e/ou apoio à pesquisa, a publicação dos métodos permite que os autores tenham uma publicação prévia ao seu manuscrito propriamente dito, o que pode implicar no aumento de citação dos autores.

  • Arquivos Brasileiros de Educação Física
    v. 2 n. 2 (2019)

    Edição de 2019 com publicações entre Agosto e Dezembro de 2019.

  • Edição de 2019 aberta para publicações entre Janeiro e Julho de 2019.

    Arquivos Brasileiros de Educação Física
    v. 2 n. 1 (2019)

    Edição de 2019 aberta para publicações entre Janeiro e Julho de 2019.

  • Arquivos Brasileiros de Educação Física, v. 1, n. 2, ago./dez., 2018
    v. 1 n. 2 (2018)

    O 2º número da Arquivos Brasileiros de Educação Física apresenta estudos sobre diversas áreas da Educação Física, como esporte, marketing esportivo e envelhecimento. Os manuscristos agora tem seu próprio Digital object identifier (DOI). Em processo de finalização, alguns estudos ainda serão incluídos após o final da editoração. 

  • Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida
    v. 1 n. 1 (2018)

    O primeiro número da Arquivos Brasileiros de Educação Física nasce com o objetivo de integrar novos pesquisadores, recém formados na pós graduação e incentivados a continuar suas pesquisas e divulgação delas para toda comunidade científica brasileira, sempre compormetidos com a ética e com a verdade científica. Este número contém artigos originais, relatos de experiência e entrevistas com pesquisadores da área de Educação Física e áreas afins. Novos artigos serão aceitos em fluxo contínuo para publicação ao longo de 2018.