Uso da Tecnologia da Informação para a Gestão de Informações do Esporte de Alto Rendimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v1n2p95.2018

Palavras-chave:

ESPORTE, DESEMPENHO ESPORTIVO, GESTÃO, POLÍTICA

Resumo

Introdução: os fatores que interferem no sucesso do Esporte de Alto Rendimento (EAR) já são bem conhecidos e a gestão da informação é fundamental para que as organizações do esporte possam usufruir dos dados envolvidos no sucesso da gestão esportiva. Objetivo: descrever as características e a forma de implementação de um modelo informatizado de gestão de informações do Esporte de Alto Rendimento. Métodos: por meio de uma pesquisa de campo exploratória, a partir de métodos qualitativos e quantitativos, as dimensões de gestão foram selecionadas e os dados foram catalogados em um banco de dados (BD) MySQL, de acordo com os princípios da gestão da informação. Por meio de um Modelo Entidade-Relacionamento, o BD foi modelado para permitir articulação entre as dimensões e atualização permanente das informações do EAR. Resultados: o modelo informatizado de gestão de informações do EAR é composto por oito dimensões que abarcam os fatores de sucesso esportivo internacional e utiliza os princípios do Business Intelligence. Composto por informações dos Recursos Financeiros; Infraestrutura Esportiva; Entidades e Governança; Equipamentos e Materiais Esportivos; Atletas e Profissionais do Esporte; Eventos e Resultados Esportivos; Ciência e Tecnologia; e, Legislação, permite análises intra ou interdimensional e uni ou multiesporte (análise multinível). Conclusão: o modelo pode ser implementado em um país, assim como em uma ou várias entidades esportivas e ao inserir a inteligência de negócios na gestão esportiva, este trabalho busca conceder as informações mais importantes para a tomada de decisão de gestores, podendo qualificar as políticas e contribuir para uma comunicação eficiente entre as entidades ligadas ao EAR.

Biografia do Autor

Alberto Reinaldo Reppold Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado na Universidade de Esportes de Colônia, Alemanha (2018) e Universidade Charles de Praga, República Tcheca (2018). Doutor em Educação pela Universidade de Leeds, Reino Unido (2000), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Especialista em Desportos Coletivos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Realizou estágio de estudos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal (1993) e na Academia Olímpica Internacional, Grécia (1993), Atualmente, é Professor Titular na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na mesma universidade, atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e coordena o Centro de Estudos Olímpicos e Paralímpicos. É membro da Academia Olímpica Brasileira e da Academia Olímpica de Portugal e professor visitante da Academia Olímpica Internacional, na Grécia. Tem experiência em Educação Física e Esporte, atuando na área dos Estudos Olímpicos. Estuda as políticas públicas e a gestão do esporte e os megaeventos esportivos.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

FERREIRA, A. D. C. D., & Reppold Filho, A. R. (2019). Uso da Tecnologia da Informação para a Gestão de Informações do Esporte de Alto Rendimento. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 1(2), 95–108. https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.v1n2p95.2018