Método Bertazzo e educação física

trato pedagógico da ginástica em contexto de trabalho não escolar

Autores

  • Carlos Afonso Ferreira dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Tuane Vitoria Coelho Furtado Universidade Federal do Pará
  • Walber Martins Brito Universidade Federal do Pará
  • Wellington da Costa Pinheiro Faculdade de Educação Física, Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/10.20873/abef.2595-0096.v1n2p83.2018

Palavras-chave:

Método Bertazzo., Educação Física, Ginástica

Resumo

Este estudo discute o Método Bertazzo de Reeducação do Movimento e se propõe a evidenciar sua relação com o campo da Educação Física. Subsidiado pelo pressuposto de que todo ato docente, a depender do campo de intervenção, configura-se enquanto ato pedagógico, a pesquisa objetivou analisar como se apresenta o trato didático-pedagógico com o método em questão em aulas de ginástica em espaço não escolar. Para tanto, o artigo se ancorou na abordagem qualitativa e procedeu à aplicação de entrevista semiestruturada e observação sistemática das aulas de uma docente que ministra aulas com o Método Bertazzo. Os resultados ratificam a existência de um planejamento de ensino aliado à materialização de componentes pedagógicos e educativos no trato com o método de Reeducação do Movimento em aulas realizadas em espaço de intervenção não escolar. Portanto, conclui-se apontando para a sinalização do referido método na Educação Física em relação aos processos educativos com o corpo ao evidenciar propostas de trabalho condicionadas por aprendizagens orientadas, manifestadas na sistematização didático-pedagógico com a Reeducação do Movimento.

Biografia do Autor

Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (GPRAPE).

Tuane Vitoria Coelho Furtado, Universidade Federal do Pará

Graduanda do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará.

Walber Martins Brito, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará.

Wellington da Costa Pinheiro, Faculdade de Educação Física, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto I da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal do Pará - FEF/Belém. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará e Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (2009). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017).

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Santos, C. A. F. dos, Furtado, T. V. C., Brito, W. M., & Pinheiro, W. da C. (2019). Método Bertazzo e educação física: trato pedagógico da ginástica em contexto de trabalho não escolar. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 1(2), 83–93. https://doi.org/10.20873/10.20873/abef.2595-0096.v1n2p83.2018