Educação física e educação infantil: o estado do conhecimento sobre a formação docente

Autores

  • RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • RAQUEL FIRMINO MAGALHÃES BARBOSA, Doutora Colégio Pedro II - Rio de Janeiro/RJ
  • ANDRÉ DA SILVA MELLO, Doutor UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.20873/abef.v1i1.5671

Palavras-chave:

Formação docente; Educação Física; Educação Infantil; Bibliometria

Resumo

Analisa a produção científica no âmbito da formação de professores de Educação Física voltada para a primeira etapa da Educação Básica, objetivando, com isso, produzir um estado do conhecimento sobre essa temática no período de 1979 a 2015. Utiliza a pesquisa exploratória, realizada por meio de indicadores bibliométricos, para analisar o corpus documental das principais revistas científicas da área da Educação Física. As variáveis utilizadas como indicadores bibliométricos foram: autoria, distribuição temporal das publicações, temáticas abordadas, referencial teórico e metodologias utilizadas. Os principais resultados apontam para a tendência da autoria coletiva, da predominância das produções veiculadas como Artigo Original, ausência de linearidade no fluxo da produção, variedade de pressupostos teórico-metodológicos utilizados, ausência de um referencial teórico predominante.

Biografia do Autor

RAQUEL FIRMINO MAGALHÃES BARBOSA, Doutora, Colégio Pedro II - Rio de Janeiro/RJ

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Esp´írito Santo, membro do Grupo de Pesquisa NAIF - Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres. Professora de Educação Física do Colégio Federal Pedro II - Rio de Janeiro/RJ

ANDRÉ DA SILVA MELLO, Doutor, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Grupo de Pesquisa NAIF - Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres.

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

MARTINS, R. L. D. R., BARBOSA, R. F. M., & MELLO, A. D. S. (2018). Educação física e educação infantil: o estado do conhecimento sobre a formação docente. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 1(1), 136–156. https://doi.org/10.20873/abef.v1i1.5671