Desenvolvimento de crianças pré-escolares e atividade física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.410913

Palavras-chave:

Pré-escolares, Desenvolvimento cognitivo, Atividade física

Resumo

Crescimento e desenvolvimento são conceitos muitas vezes utilizados como sinônimos. Entretanto, crescimento refere-se ao aumento no tamanho ou na quantidade de células e desenvolvimento, por outro lado, tem conceito mais amplo, pode ser considerado na perspectiva física, social, emocional, motora e cognitiva. Mensurar o desenvolvimento envolve a compreensão do que seu conceito implica, sensibilidade para compreender sua amplitude e coerência com a população estudada. O objetivo deste texto é realizar uma reflexão sobre as evidências entre atividade física entre pré-escolares e as lacunas ainda existentes.

Referências

Referências

Carson V, Hunter S, Kuzik N, Wiebe SA, Spence JC, Friedman A, Tremblay MS, Slater L, Hinkley T, Systematic review of physical activity and cognitive development in early childhood, Journal of Science and Medicine in Sport (2015), http://dx.doi.org/10.1016/j.jsams.2015.07.011 .

Jackson WM, Davis N, Sands SA, Whittington RA, Sun LS. Physical activity and cognitive development: a meta-analysis (2016). Journal of neurosurgical anesthesiology, 28(4), 373-380.

Zeng N, Ayyub M, Sun H, Wen X, Xiang P, Gao Z. Effects of physical activity on motor skills and cognitive development in early childhood: a systematic review (2017). BioMed research international, https://doi.org/10.1155/2017/2760716 .

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Lucena, J. M. S. de, Araújo de Souza, A., & Costa Silva, E. C. (2021). Desenvolvimento de crianças pré-escolares e atividade física. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 4(1), 09–13. https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096.410913

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>