O processo ensino-aprendizagem de futebol em escolinhas de iniciação esportiva

Autores

  • Ph.D Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096v5n17083

Palavras-chave:

Iniciação esportiva. Futebol de campo. Métodos de ensino.

Resumo

O estudo analisou os procedimentos e as estratégias metodológicas adotadas por instrutores de futebol de campo em escolinhas nas cidades de XX e XX, MG. A partir de uma pesquisa qualitativa em que foram empregadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas das sessões de treinamento de cinco instrutores, foi possível depreender, em sua maioria, ações voltadas ao treinamento especializado e precoce com vistas à participação dos alunos em competições e torneios na localidade e em outros estados na referida modalidade esportiva. Conclui-se que o cenário observado, nessas escolinhas, dista das bases científico-metodológicos advindas das inúmeras pesquisas na área da iniciação esportiva, como a Pedagogia do Esporte.

Biografia do Autor

Ph.D Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-Amercican University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Curso de Licenciatura em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residencia Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

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Publicado

2022-09-23

Como Citar

Paixão, J. A. (2022). O processo ensino-aprendizagem de futebol em escolinhas de iniciação esportiva. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 5(1), 70–83. https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096v5n17083