“É PRECISO ESTARMOS ATENTOS E FORTES”:

CONHECENDO GÊNERO E PERFORMATIZANDO SEXUALIDADE NOS ESTUDOS DOS ENCONTROS NACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14816

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Ensino de Química, Formação de professores

Resumo

Este trabalho analisa os estudos acadêmicos sobre gênero e sexualidade apresentados nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ). Utilizamos para o levantamento de dados os termos: gênero e sexualidade. Para análise e discussão dos dados, utilizamos o referencial crítico e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Foram encontrados seis trabalhos completos e sete resumos que atendiam ao interesse da pesquisa. O estudo possibilitou reunirmos variadas perspectivas sobre sua importância na Educação Básica, bem como novos horizontes de introduzir o ensino de gênero e sexualidade no ensino de química. Entretanto, ainda assim, são estudos insipientes e que necessitam de maior debate e de políticas públicas que fortaleçam a formação de professores que ousam ensinar Química em tempos que é necessário estarmos “atentos e fortes”.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduando Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atual Representante Discente no Colegiado de Química CFP/UFRB ( 2021.2-2022.1). Atual Representante Discente no Conselho Diretor do CFP/UFRB ( 2022-2023 ). E Ex Presidente do DAQ Diretório Acadêmico de Química CFP/UFRB ( 2020.1-2020.2 ). Ex Bolsista no Programa de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID/UFRB/CAPES 2020-2022). Bolsista no Programa Institucional De Bolsas De Extensão Universitária -PIBEX. Integrante do grupo de pesquisa RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Cartografia em Educação Científica. 

Michele Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade Química) pelo PIEC/USP - Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, com trabalhos de pesquisa intitulados "Percepções escolares sobre água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais" e "PROQUIM em ação: ressignificando o conceito de transformação no Ensino Médio". Especialista em Química, pela Universidade Oswaldo Cruz; Licenciada em Pedagogia - Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade Guarulhos; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do grupo de pesquisa LieQui/USP - Linguagens no Ensino de Química e vice-líder do RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica, no Centro de Formação de Professores da UFRB. Em ambos os grupos tem seus estudos voltados à formação de professores, currículo e processos de ensino e aprendizagem em Química. Foi coordenadora pedagógica e professora da Educação Básica da cidade de São Paulo. Lecionou no curso de Pedagogia da Uninassau campus Caruaru - PE   e desde 2019 é professora Adjunta de Ensino de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa, Bahia. 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

BARBOSA DOS SANTOS, Thiago; DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; BORTOLAI, Michele. “É PRECISO ESTARMOS ATENTOS E FORTES”:: CONHECENDO GÊNERO E PERFORMATIZANDO SEXUALIDADE NOS ESTUDOS DOS ENCONTROS NACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 147–168, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14816. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14816. Acesso em: 19 abr. 2024.