O CICLO DE DEBATES EM ETNOMATEMÁTICA E ETNOMODELAGEM IFPI-CAANG

Autores

  • Olenêva Sanches Sousa Red Internacional de Etnomatemática
  • Antonio Francisco Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Luciano de Santana Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12745

Palavras-chave:

Programa Etnomatemática, Etnomodelagem, Pesquisa, Educação, Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho é uma releitura do I Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem, promovido pelo Instituto Federal do Piauí, campus Angical do Piauí, em parceria com a comunidade EtnoMatemaTicas Brasis e a Red Internacional de Etnomatemática. Consiste numa análise de documentos escritos e audiovisuais referentes à experiência pioneira em Etnomatemática no Piauí. Traz considerações sobre os reflexos do projeto nas atividades acadêmicas em Etnomatemática e Educação Científica à criação de uma agenda de pesquisa, com perspectiva de expansão e fortalecimento de parcerias, ampliação de capital social e cultural do grupo do instituto, de seus estudos e pesquisas resultantes da interação com pesquisadores de todas as regiões do Brasil e alguns países das Américas e Europa.

Referências

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva

negra, Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, Janeiro/Abril, 2016. Disponível em

<https://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: 17 set. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,

MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

>. Acesso em: 18 jul. 2021.

D’AMBROSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese/The Ethnomathematics

Program: A summary. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 07-16, 2008. Disponível em:

<http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/74 >. Acesso em: 09 jul. 2021.

______. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e pesquisa, v. 31, n. 1, p. 99-

, 2005. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/ep/a/TgJbqssD83ytTNyxnPGBTcw/?format=pdf&lang=pt >. Acesso

em: 09 jul. 2021.

D’AMBROSIO, Ubiratan; SOUSA, Olenêva Sanches. In: GEPEIP-IFPI. 2° Ciclo de Estudos

e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem. Youtube, 19 jan. 2021.Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=thJ_Xo2iboo&t=107s >. Acesso em: 09 jul. 2021.

ETNOMATEMATICAS Brasis. Teresina: IFPI, 2020. ISBN. 978-65-86592-15-3.

https://doi.org/10.51361/9786586592139.

RAMOS, Antonio Francisco; SOUSA, Francisco Alysson da Silva. Aplicações

computacionais à pesquisa. in: GEPEIP-IFPI. 4° Ciclo de Estudos e Debates em

Etnomatemática e Etnomodelagem. Youtube, 19 mar. 2021. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=1YCPh6QWkv0&t=5433s > . Acesso em: 11 jul. 2021.

RAMOS, Antonio Francisco; SOUSA, Olenêva Sanches. Projeto de pesquisa. In: GEPEIPIFPI. 5° Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem. Youtube, 25 mar.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8q0H_g8QcLw >. Acesso em: 14

jul. 2021.

REBOUÇAS, Ana Priscila Sampaio. A Etnomatemática como ação pedagógica para a

construção do conhecimento matemático nos anos finais do ensino fundamental no povoado

centro dos ramos em Barra do Corda-MA. In: XXIII ENCONTRO BRASILEIRO DE

ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2019.

Disponível em:

<http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/paper/viewFile/148/620

>. Acesso em: 19 jul. 2021.

______. O Programa Etnomatemática como epistemologia para a formação de professores no

contexto cultural do povoado Centro dos Ramos em Barra do Corda/MA. Dissertação

(Mestrado). Universidade Estadual do Maranhão São Luís, 2021.

REBOUÇAS, Ana Priscila Sampaio; RAMOS, Antonio Francisco. Comunicação Científica

em Etnomatemática. In: GEPEIP-IFPI. 3º Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e

Etnomodelagem. Youtube, 05 fev. 2021. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=KN6d7J375oo&t=3139s> . Acesso em: 10 jul. 2021.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomatemática e Etnomodelagem. In: GEPEIP-IFPI.

° Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem. Youtube, 29 jan. 2021a.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ko7NLH_DpJY&t=2415s >. Acesso

em: 05 jul. 2021.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomatemática: investigações em etnomodelagem.

Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, 2018. DOI:

34019/2594-4673. 2018.v2.27368. Disponível em:

<https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27368 >. Acesso em: 5 jul. 2021.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomodelagem como um movimento de globalização

nos contextos da etnomatemática e da modelagem. Com a Palavra, o Professor, 5(11), 258-

, 2020. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/565 >.

Acesso em: 09 jul. 2021.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomodelagem e Etnomodelos. Angical do Piauí:

IFPI/CAANG, 2021b. 36 slides, color, 33,86 cm x 19,05 cm.

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

SOUSA, Olenêva Sanches; RAMOS, Antonio Francisco; DE SANTANA RODRIGUES, Luciano. O CICLO DE DEBATES EM ETNOMATEMÁTICA E ETNOMODELAGEM IFPI-CAANG. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 154–169, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12745. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12745. Acesso em: 29 mar. 2024.