SENTIDOS SUBJETIVOS SOBRE SEXUALIDADE MOBILIZADOS E CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14815

Palavras-chave:

Educação em Sexualidade, Abordagem Emancipatória, Teoria da Subjetividade, González Rey

Resumo

A sexualidade é um fenômeno essencialmente humano, complexo e subjetivo, desenvolvido nas relações interpessoais do cotidiano. O objetivo da pesquisa foi compreender aspectos de como estudantes de uma escola pública, subjetivam questões relacionadas à sexualidade, em práticas dialógico-problematizadoras. As informações foram produzidas por meio de conversações, complemento de frases e outros e a análise dos dados foi realizada com base na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey. Para vários/as participantes da pesquisa, a sexualidade era sinônimo de órgãos genitais e/ou relação sexual. Com o trabalho pedagógico os/as participantes da pesquisa passaram a compreender a sexualidade como afeto, prazer e bem-estar de um abraço ou estar com os/as amigos/as, além de outros modos de expressão e vivência da sexualidade.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

MIRANDA, Pedro. SENTIDOS SUBJETIVOS SOBRE SEXUALIDADE MOBILIZADOS E CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SALA DE AULA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 308–320, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14815. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14815. Acesso em: 29 mar. 2024.