OFICINAS DE COMUNICAÇÃO NA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14811

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, raça, oficinas, ensino de ciências

Resumo

Atualmente, o Brasil enfrenta uma onda conservadora, expressa em ações como a banalização do Programa Mais Médicos; mudanças na política de atendimento à saúde mental; o desmonte do combate à AIDS; proibição do termo “violência obstétrica”, etc. Soma-se a isto o descrédito ao científico e a precarização de todo sistema educacional brasileiro, corroborado pelo movimento e projeto de lei “Escola sem Partido”, que afeta diretamente a discussão sobre raça, gênero e sexualidade na escola. Perante este contexto, neste trabalho, apresentamos reflexões resultantes do projeto de extensão, em desenvolvimento, "Comunicação, educação e re-existências", no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ e na Escola Municipal Brant Horta (EMBH). Buscamos dialogar sobre Ciências e a Saúde, utilizando oficinas de educação/comunicação como uma oportunidade para um fazer coletivo e permanente, estimulando a construção de narrativas diversas sobre ser e estar no mundo. Este trabalho iniciou-se em março de 2019, com a realização de encontros quinzenais na EMBH, englobando uma turma de 25 estudantes do Projeto Carioca II (Ensino Fundamental II).

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-30

Como Citar

MENDONÇA MACHADO, Rebeca Patricia; ANA LÚCIA NUNES DE SOUSA; GISELE DOS SANTOS COSTA. OFICINAS DE COMUNICAÇÃO NA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 336–351, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14811. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14811. Acesso em: 16 abr. 2024.