“AS MULHERES SÃO MENOS PRODUTIVAS QUE OS HOMENS”

DIÁLOGOS COM A COLONIALIDADE DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14809

Palavras-chave:

Colonialidade de Gênero, Livros didáticos, PNLD, Ciências da Natureza

Resumo

Com o crescimento de mulheres cientistas é importante pensar como os livros didáticos estão inserindo essas discussões na área de Ciências da Natureza. O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021) da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias na perspectiva da colonialidade de gênero. A busca foi realizada em livros digitais, filtrando-se as palavras-chave: colonialidade, gênero e mulher. Os resultados foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e pela Análise de Discurso Franco-Brasileira. A partir das categorias inferimos que há maior presença das mulheres nos livros didáticos, porém há silêncios sobre mulheres latino-americanas, negras ou indígenas. Consideramos futuramente utilizar palavras-chave como classe, raça e etnia.

Biografia do Autor

Fernanda Ozelame de Souza , UFSC

Licenciada em Química pela UFSC e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT)

Suzani Cassiani, UFSC

Licenciada em Ciências Biológicas com Especialização, Mestrado, Doutorado em Educação pela UNICAMP (2000) e Pós-Doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior, 2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. Atualmente é  professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)  

Irlan Von Linsingen, UFSC

Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC), doutorado em Educação em Ciências - UFSC (2002) e pós-doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior CAPES - 2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT)   

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

HINKEL, Joice; OZELAME DE SOUZA , Fernanda; CASSIANI, Suzani; VON LINSINGEN, Irlan. “AS MULHERES SÃO MENOS PRODUTIVAS QUE OS HOMENS”: DIÁLOGOS COM A COLONIALIDADE DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS . Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 128–146, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14809. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14809. Acesso em: 19 abr. 2024.