REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17739

Palavras-chave:

Didática Profissional, Educação Matemática, Formação de Professores, Formação do (a) Professor (a) que ensina de Matemática, Pesquisa, . Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este artigo, versa sobre a vertente francesa Didática Profissional (DP) e Formação de Professores (FP), tendo como objetivo apresentar reflexões teóricas, de uma pesquisa de pós-doutorado, para a Formação do (a) Professor (a) que Ensina Matemática (ForPEM). No final dos anos de 1990, surge na França a Didática Profissional com a finalidade de compreender o desenvolvimento profissional diante do seu ambiente de trabalho e da sua formação. Os estudos sobre a Formação de Professores, objeto de debates de amplas reformulações, possuem arcabouço teórico no âmbito nacional e internacional. Coloca-se a ênfase no reconhecimento da Formação de Professores que Ensinam Matemática como um elemento fundamental para a Educação Matemática. Para este fim, realizou-se revisão bibliográfica, não exaustiva, para consubstanciar possibilidades de pesquisa para área. Considera-se relevante, como contribuição, ampliar a discussão no sentido de fomentar e estimular pesquisas que possam fortalecer a área da Educação Matemática de forma especifica a Formação de Professores que Ensinam Matemática.

Biografia do Autor

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Colegiado de Matemática, Departamento de Educação, Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Doutora e Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), Pos doutora em Educação Matemática (PUC/SP), Especialista em Educação Matemática (UCSAL), Licenciatura em Matemática (UNEB), Bacharel em Ciências Contábeis (Fundação Visconde de Cairu). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus VIII, Colegiado de Matemática. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática na Contemporaneidade - EduMatCon: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6831267857909281. Experiência em: Didática Profissional, Didática da Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática.

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE), Ceará, Fortaleza, Brasil.

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC (2013 - 2021). 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

SANTOS, Marluce Alves dos; ALVES, Francisco Regis Vieira. REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE DIDÁTICA PROFISSIONAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23009, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17739. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17739. Acesso em: 28 abr. 2024.