OS ANABOLIZANTES COMO TEMA CONTROVERSO: UM ESTUDO A PARTIR DA METODOLOGIA ABP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17324

Palavras-chave:

Controvérsias, Alfabetização científica e tecnológica, Aprendizagem química

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar como as controvérsias sociocientíficas (CSC) podem promover, através da aprendizagem baseada em projetos (ABP), a alfabetização científica e tecnológica (ACT) em alunos do Ensino Médio. A relevância deste estudo justifica-se pela necessidade de se produzir um conhecimento inovador na área de ensino, referente às CSC a partir da ABP, tendo em vista algumas lacunas na literatura sobre essa relação. Outro aspecto importante que levou à construção desta pesquisa é a busca por melhorias no processo de aprendizagem de conteúdos de química. Este estudo assume a modalidade de pesquisa participante, sendo também exploratória, de abordagem qualitativa. Então, realizou-se uma oficina com quatro aulas no contraturno em uma escola estadual da cidade de Manaus – AM, e foram utilizados alguns instrumentos como: questionários, mapas mentais, fichas e folders para a realização das atividades. Os resultados foram submetidos à análise textual discursiva (ATD) e organizados em dois eixos de discussão: ABP e a aprendizagem de química; e a relação entre as controvérsias sociocientíficas e os estudantes, além de suas respectivas categorias. Ao analisar os indicadores através dos instrumentos, verificou-se que as atividades realizadas foram suficientes para promover a construção do conhecimento e a ACT nos alunos, visando à formação de cidadãos capazes de se posicionar diante de questões científicas, sociais e tecnológicas que influenciam a sociedade.

Biografia do Autor

Isabela Gonçalves da Gama, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas

Estudante de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é estagiária no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM, auxiliando no processo de Licenciamento Industrial do estado. Além disso, participa como bolsista no projeto "Estudo de Viabilidade (EV) para o uso de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR) no Amazonas", vinculado ao Programa BIODIVERSA/FAPEAM.

Ettore Paredes Antunes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Químico, mestre em Química (Físico-Química) e Doutor em Química na área de Ensino de Química. Atualmente docente na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus. Têm interesse em pesquisas na intersecção entre as áreas da História, Filosofia, Psicologia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Ciências. Orienta nos PPGQ e PPGECIM. Líder do Laboratório de Filosofia e Ensino de Ciências (LAFECi) - lafeci.com.br.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

GAMA, Isabela Gonçalves da; ANTUNES, Ettore Paredes. OS ANABOLIZANTES COMO TEMA CONTROVERSO: UM ESTUDO A PARTIR DA METODOLOGIA ABP. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23007, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17324. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17324. Acesso em: 27 abr. 2024.