APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PERSPECTIVAS NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Yonier Alexander Orozco Marin Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT)
  • Jonathan Andrés Mosquera Universidad Surcolombiana

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.15451

Palavras-chave:

Escola

Resumo

A América Latina insiste em lutar. Insiste em se levantar diante de séculos de violência. E as questões de gênero e sexualidade reclamam também seu lugar nessas lutas. O mundo inteiro escutou, aprendeu e replicou das lutas feministas chilenas em 2017, 2018 e 2019, inundando as ruas de movimentos sociais exigindo uma transformação social feminista e para a diversidade
sexual e de gênero, mexendo com toda a estrutura social. Considerando essas lutas que fazem tremer as bases da luta no contexto latinoamericano, qual o papel que tem a escola? Qual o papel que tem a ciência? Qual o papel que tem o ensino das ciências naturais na escola? Quais as denúncias, constatações, anúncios e caminhos percorridos para a inserção das questões de gênero e sexualidade na educação científica em contextos da América Latina? Estamos acompanhando a luta que grita, exige, acolhe, desestabiliza e faz presença nas estruturas sociais e nos movimentos sociais? Quais são as nossas particularidades nessa interseção? Atendendo a essas perguntas, trazemos o dossiê intitulado “Gênero e Sexualidade na Educação Científica: Perspectivas na América Latina”. Este dossiê propõe uma discussão modesta, mas plural e potente ao redor dessas perguntas com trabalhos de pesquisa, experiências, relatos e artes que dialogam desde Brasil, Chile, Colômbia e México. Partimos de reconhecer que as questões de gênero e sexualidade no ensino de ciências, geralmente associadas à Educação para a Sexualidade ou Educação para a Saúde ou em Saúde, constituem um campo que apresenta desafios e resistências na América Latina

Biografia do Autor

Yonier Alexander Orozco Marin, Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT)

Professor da Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT), Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

Jonathan Andrés Mosquera , Universidad Surcolombiana

Doctor en Educación, Docente e Investigador Asociado de la Universidad Surcolombiana, Licenciatura en Ciencias Naturales y Educación Ambiental, Grupo de Investigación Conocimiento Profesional de Profesor de Ciencias.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

MARIN, Yonier Alexander Orozco; MOSQUERA , Jonathan Andrés. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PERSPECTIVAS NA AMÉRICA LATINA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 3–13, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.15451. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/15451. Acesso em: 3 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)