APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PERSPECTIVAS NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Yonier Alexander Orozco Marin Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT)
  • Jonathan Andrés Mosquera Universidad Surcolombiana

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.15451

Palavras-chave:

Escola

Resumo

A América Latina insiste em lutar. Insiste em se levantar diante de séculos de violência. E as questões de gênero e sexualidade reclamam também seu lugar nessas lutas. O mundo inteiro escutou, aprendeu e replicou das lutas feministas chilenas em 2017, 2018 e 2019, inundando as ruas de movimentos sociais exigindo uma transformação social feminista e para a diversidade
sexual e de gênero, mexendo com toda a estrutura social. Considerando essas lutas que fazem tremer as bases da luta no contexto latinoamericano, qual o papel que tem a escola? Qual o papel que tem a ciência? Qual o papel que tem o ensino das ciências naturais na escola? Quais as denúncias, constatações, anúncios e caminhos percorridos para a inserção das questões de gênero e sexualidade na educação científica em contextos da América Latina? Estamos acompanhando a luta que grita, exige, acolhe, desestabiliza e faz presença nas estruturas sociais e nos movimentos sociais? Quais são as nossas particularidades nessa interseção? Atendendo a essas perguntas, trazemos o dossiê intitulado “Gênero e Sexualidade na Educação Científica: Perspectivas na América Latina”. Este dossiê propõe uma discussão modesta, mas plural e potente ao redor dessas perguntas com trabalhos de pesquisa, experiências, relatos e artes que dialogam desde Brasil, Chile, Colômbia e México. Partimos de reconhecer que as questões de gênero e sexualidade no ensino de ciências, geralmente associadas à Educação para a Sexualidade ou Educação para a Saúde ou em Saúde, constituem um campo que apresenta desafios e resistências na América Latina

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yonier Alexander Orozco Marin, Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT)

Professor da Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT), Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

Jonathan Andrés Mosquera , Universidad Surcolombiana

Doctor en Educación, Docente e Investigador Asociado de la Universidad Surcolombiana, Licenciatura en Ciencias Naturales y Educación Ambiental, Grupo de Investigación Conocimiento Profesional de Profesor de Ciencias.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

MARIN, Y. A. O.; MOSQUERA , J. A. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PERSPECTIVAS NA AMÉRICA LATINA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 3–13, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.15451. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/15451. Acesso em: 4 jun. 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)