ENSINANDO MICROBIOLOGIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.14948

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de Biologia, Reforma Nacional do Ensino Médio, Itinerário Formativo

Resumo

O relato apresenta atividades de ensino de biologia desenvolvidas por licenciandos em Ciências Biológicas em um colégio estadual militarizado em Goiás. A atividade foi realizada durante a implementação do Novo Ensino Médio (NEM), especificamente no Itinerário Formativo "Além da visão: conhecendo o micromundo". Nesse contexto, o artigo objetiva discutir as bases teórico-metodológicas mobilizadas no planejamento e desenvolvimento de atividades executadas nas aulas do Itinerário Formativo (Micromundo). A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e os Estatutos do Conhecimento Biológico fundamentaram nossas práticas de ensino. Os conteúdos de ensino da aula aqui relatada são: "vírus", "microrganismos" e "classificação biológica". As imposições político-curriculares oriundas do NEM foram consideradas em nossas análises e discussões. Apesar do número reduzido de aulas, o contato com a escola lançou o desafio de atuar, em um contexto educacional em que as imposições político curriculares se constituem enquanto impasses e limitações à autonomia docente, ainda mais se levarmos em consideração que seus princípios e fundamentos são praticamente antagônicos aos da PHC. Finalmente, por esse relato reflexivo entendemos que o estágio se configurou enquanto um espaço contra hegemônico, que se insere na luta por uma educação pública de qualidade ao formar docentes a partir da PHC.

Biografia do Autor

Gabriel da Rocha Barbosa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Cências e Matemática pela Universidade Federal de Goías (PPGECM-UFG). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma istituição. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Colligat- repensando a formação de professores de ciências e biologia no Laboratório de História, Filosofia e Ensino de Biologia na Educação Escolar (LaHFiEBEE-UFG), no qual participa de pesquisas voltadas para história e filosofia da biologia e suas implicações para o ensino de biologia. É professor de biologia da ação de extenção "Cursinho Popular Comunidade FazArte" (UFG).

Müller Brenner Freitas de Morais, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Possui ensino-medio  pelo Colégio Estadual Edmundo Pinheiro de Abreu (2013). Tem experiência na área de Bioquímica. 

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Doutora em Educação Escolar - Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (Campus Araraquara) (2010), mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2003), especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo - USP (São Carlos) (2001) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Atualmente é professora Associada II do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora e vice coordenadora (2022/2024) do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG. Coordena o Grupos de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza (UFG) e participa como pesquisadora do grupo Grupo de Pesquisa em História da Biologia e Ensino (USP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência/Biologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

BARBOSA, Gabriel da Rocha; MORAIS, Müller Brenner Freitas de; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira. ENSINANDO MICROBIOLOGIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23004, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.14948. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14948. Acesso em: 28 abr. 2024.