UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14878

Palavras-chave:

Ensino de Física, Gêneros, Sexualidades, Mapeamento

Resumo

Este texto apresenta um mapeamento de pesquisas em Ensino de Física sobre gêneros e sexualidades. Para isso, buscamos por produções acadêmicas publicadas em português, inglês e espanhol. A organização dos dados foi feita a partir da Análise de Conteúdo e os resultados nos permitiram categorizar os textos mapeados em quatro grandes grupos: 1) Meninos são mesmo melhores que meninas em Física? Buscando padrões psicológico-cognitivos em dados quantitativos, 2) A Física na escola e o “problema de gênero”, 3) A constituição das identidades generificadas da/na Física e 4) Revisões e Diagnósticos. De um modo geral, os resultados apontam a maior parte dos trabalhos com uma compreensão de gênero binária e pautada na cisgeneridade, e pouco explorando sexualidades.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

DA CONCEIÇÃO ESQUINCALHA, Agnaldo; DOS REIS DETONI, Hugo. UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 186–202, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14878. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14878. Acesso em: 18 abr. 2024.