ABORDAGEM DE SEXUALIDADE E GÊNERO EM DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14799Palavras-chave:
Questões de gênero, Educação sexual, Legislação Educacional, Plano Estadual de EducaçãoResumo
O presente trabalho procura evidenciar como as temáticas sexualidade e gênero são abordadas em documentos educacionais do estado do Paraná. Faz-se necessário verificar os fundamentos do trabalho com tais temáticas, uma vez que se questiona a quem cabe discutir tais questões na área educacional. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa com a análise de seis documentos estaduais que direcionam o trabalho docente em sala de aula. Verificamos que a sexualidade e o gênero não foram muito evidenciados, inicialmente por uma cautela com o esvaziamento de conteúdo específico das disciplinas e, posteriormente, por se inflamar discussões equivocadas em especial sobre as questões de gênero. Percebemos assim, que tem se reduzido a quantidade de abordagens e discussões sobre as temáticas.
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