ABORDAGEM DE SEXUALIDADE E GÊNERO EM DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14799

Palavras-chave:

Questões de gênero, Educação sexual, Legislação Educacional, Plano Estadual de Educação

Resumo

O presente trabalho procura evidenciar como as temáticas sexualidade e gênero são abordadas em documentos educacionais do estado do Paraná. Faz-se necessário verificar os fundamentos do trabalho com tais temáticas, uma vez que se questiona a quem cabe discutir tais questões na área educacional. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa com a análise de seis documentos estaduais que direcionam o trabalho docente em sala de aula. Verificamos que a sexualidade e o gênero não foram muito evidenciados, inicialmente por uma cautela com o esvaziamento de conteúdo específico das disciplinas e, posteriormente, por se inflamar discussões equivocadas em especial sobre as questões de gênero. Percebemos assim, que tem se reduzido a quantidade de abordagens e discussões sobre as temáticas.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SOARES DE LIMA, Wellington; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. ABORDAGEM DE SEXUALIDADE E GÊNERO EM DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 243–254, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14799. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14799. Acesso em: 28 fev. 2024.