O PROCESSO DE FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS ENGENHEIRAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Bruna Duarte Ferreira Frohmut CENTRO PAULA SOUZA
  • Rodrigo Avella Ramirez CENTRO PAULA SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14749

Palavras-chave:

Identidade profissional, Investigação narrativa, Formação docente

Resumo

Este estudo analisa o processo de formação identitária de professoras engenheiras na educação profissional a partir da análise temática das narrativas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com mulheres engenheiras que atuam como docentes em escolas técnicas estaduais da cidade de São Paulo. No artigo, analisam-se a maneira como estas mulheres se sentem e se veem como professoras, como enxergam a inserção de mulheres engenheiras na docência, como compreendem e encaram o eixo tecnológico de controle e processos industriais ser predominantemente masculino, as dificuldades encontradas no exercício da docência e se acreditam que há uma maneira feminina de lecionar. Na análise foi possível identificar o espaço tridimensional (interação, tempo e espaço) das narrativas de acordo com Clandinin e Connelly e com isso, evidenciar os discursos e práticas sociais que estão incluídos na construção identitária das professoras, que de certa forma, foram responsáveis em moldar os modos de ser e de agir como mulheres e de pensar e atuar com relação à docência.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

FROHMUT, Bruna Duarte Ferreira; RAMIREZ, Rodrigo Avella. O PROCESSO DE FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS ENGENHEIRAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 169–185, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14749. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14749. Acesso em: 28 mar. 2024.