O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14716

Palavras-chave:

Currículo; Ensino de Ciências; Corpo Biológico e Sociocultural.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar Livros Didáticos (LDs) de Ciências para problematizar as construções discursivas sobre o corpo que os compõem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o conceito foucaultiano discurso como ferramenta analítica. O corpus de análise são as imagens e textos de LDs do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020, do 6° ao 9º ano de Ciências. Como resultados podemos destacar a predominância de discursos biológicos, porém há situações que apresentam aberturas para discussões socioculturais sobre o corpo. Assim, consideramos que os professores desempenham papel fundamental na abordagem do corpo para ampliar a enfoque biológico que tem preponderado no Ensino de Ciências e contextualizá-lo nas problemáticas sociais e culturais.

Biografia do Autor

Tainá Griep Maronn, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. 

Neusete Machado Rigo , Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências- PPGEC/UFFS, Campus Cerro Largo. 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

GRIEP MARONN, Tainá; RIGO , Neusete Machado. O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 274–293, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14716. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14716. Acesso em: 29 mar. 2024.