O CICLO DE DEBATES EM ETNOMATEMÁTICA E ETNOMODELAGEM IFPI-CAANG

  • Olenêva Sanches Sousa Red Internacional de Etnomatemática
  • Antonio Francisco Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Luciano de Santana Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
Palavras-chave: Programa Etnomatemática, Etnomodelagem, Pesquisa, Educação, Formação de Professores.

Resumo

Este trabalho é uma releitura do I Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem, promovido pelo Instituto Federal do Piauí, campus Angical do Piauí, em parceria com a comunidade EtnoMatemaTicas Brasis e a Red Internacional de Etnomatemática. Consiste numa análise de documentos escritos e audiovisuais referentes à experiência pioneira em Etnomatemática no Piauí. Traz considerações sobre os reflexos do projeto nas atividades acadêmicas em Etnomatemática e Educação Científica à criação de uma agenda de pesquisa, com perspectiva de expansão e fortalecimento de parcerias, ampliação de capital social e cultural do grupo do instituto, de seus estudos e pesquisas resultantes da interação com pesquisadores de todas as regiões do Brasil e alguns países das Américas e Europa.

Publicado
2021-11-24
Como Citar
Sousa, O. S., Ramos, A. F., & de Santana Rodrigues, L. (2021). O CICLO DE DEBATES EM ETNOMATEMÁTICA E ETNOMODELAGEM IFPI-CAANG. Revista Interdisciplinar Em Ensino De Ciências E Matemática, 1(2), 154 - 169. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12745