ALTERNATIVAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA AULAS DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA

Autores

  • Felipe Barbosa UFRN

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11832

Palavras-chave:

Ciência e TDIC, Educação na Pandemia, Aula Remota

Resumo

A partir da declaração de pandemia deflagrada pela Organização Mundial de Saúde em virtude do novo coronavírus, as relações sociais tiveram que sofrer uma rápida mudança. Consequentemente, com o distanciamento social as relações de trabalho perpassando toda a sociedade também foi drasticamente alterada. Especificamente se tratando da Educação, o modelo mais indicado atualmente é a utilização de aula remota (síncrona). A reinvenção do Docente em toda sua práxis é desafiadora. O sistema remoto (não permitindo o contato social) revela diferentes questões desde a problemática social ao aluno: desatenção e monotonia. Desse modo, este trabalho propõe uma discussão sobre a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para agregar as aulas de Ciências, promovendo o processo ensino aprendizagem. Dentre as sugestões estão a utilização de sites interativos, softwares e podcasts. Obviamente não existe uma receita, porém a adaptação aqui sugerida norteia novas possibilidades para aulas remotas.

Referências

ALMEIDA, Adriana; CORSO, Angela Maria. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCERE, Curitiba, 2015. Anais ... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, 2015. p. 1283-1299.

FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974. Moreira, Marco Antônio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Cantauro, 2010.

RIBEIRO, Vera Masagão, JOIA, Orlando; PIERRO, Maria Clara Di.Visões da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001.

VIEGAS, Ana Cristina Coutinho; MORAES, Maria Cecília Sousa de. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da EJA no Brasil. RIAEE –Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1,p. 456-478, 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-17

Como Citar

BARBOSA, Felipe. ALTERNATIVAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA AULAS DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 31–40, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11832. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11832. Acesso em: 7 maio. 2024.