O ENSINAR E O APRENDER FÍSICA EM TEMPOS REMOTOS:

UM (RE)OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11798

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino remoto, Narrativa autobiográfica, Aprendizagem científica

Resumo

Neste artigo apresento uma vivência docente com o objetivo de compreender como se constituem o ensinar e o aprender (apreender) Física em uma experiência formativa no ensino remoto. Como pesquisador qualitativo, assumo a narrativa autobiográfica para (re)contar e (re)viver uma história que, certamente está sendo vivida por todos os professores no Brasil. No caminhar metodológico, anuncio duas dimensões, a saber: (a) planejar é preciso: um lançar-se sobre as perspectivas do ensinar Física em tempos remotos; e, (b) a aprendizagem em Física em evidência: o agir pedagogicamente. Estas dimensões tecem apontamentos importantes do planejamento pedagógico subsidiado para o ensino remoto, a fim sistematizar saberes científicos na formação (e na aprendizagem) dos estudantes.

Biografia do Autor

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado Pleno em Ciências Naturais - com habilitação em Física (UEPA). Tem experiência em Educação em Ciências, com ênfase na linha de Ensino de Ciências/Física e na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física através de Temas Contemporâneos, Abordagem CTS e Questões Sociocientíficas, Alfabetização Científica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa e Formação de Professores.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

RODRIGUES-MOURA, Sebastião. O ENSINAR E O APRENDER FÍSICA EM TEMPOS REMOTOS:: UM (RE)OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA FORMATIVA . Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 91–102, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11798. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11798. Acesso em: 6 maio. 2024.