POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA CARREIRA NO ENSINO SECUNDÁRIO:

POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA CARREIRA NO ENSINO SECUNDÁRIO

Autores

  • Joao Francisco de Carvalho Choe Francisco Muala Choe e de Lina Joao Clavel de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11757

Palavras-chave:

Palavras-chave: Possibilidade, Inserção, Educação, Carreira, Profissão

Resumo

O presente artigo tem como tema possibilidade de inserção da educação para carreira no ensino secundário. De carácter exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, a pesquisa em relato teve como objectivo reflectir sobre a possibilidade da inserção da educação para carreira no ensino secundário em Moçambique. Foram participantes desta pesquisa 16 sujeitos. Como instrumento de recolha de dados foi usado um guião de entrevista. O guião da entrevista para os alunos foi composto por 6 perguntas enquanto que o dos professores integrava 7 questões. A análise das entrevistas realizadas baseou-se na análise de conteúdo,  que foi sistematizada em seis (6) categorias. Os resultados da pesquisa foram obtidos através de relatos dos dois subgrupos que evidenciaram que não existem programas de OPC na Escola onde o estudo foi realizado. Quanto a possibilidade, pertinência de inclusão dos programas de OPC no sistema escolar observou-se que tanto quanto professores quanto alunos consideram que há necessidade de se implementar acções e programas de educação de carreira na sua escola.

 

 

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Publicado

2021-07-17

Como Citar

CHOE, Joao Francisco de Carvalho. POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA CARREIRA NO ENSINO SECUNDÁRIO: : POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA CARREIRA NO ENSINO SECUNDÁRIO. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 41–59, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11757. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11757. Acesso em: 3 maio. 2024.