UM ESTUDO APLICADO DE PARALELISMO E ÂNGULOS POR MEIO DO GOOGLE MEET

Autores

  • Shirley da Silva Macedo Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11745

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Geometria, Meio ambiente, Tecnologia Digital

Resumo

Este trabalho configura-se com uma pesquisa qualitativa bibliográfica sobre as políticas públicas orientadoras de currículo, elaboradas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/1996 que regem a Educação Básica. Consideramos a com ênfase na geometria, bem como as concepções e práticas de alguns pesquisadores da educação matemática e ambiental para fundamentar as construções de atividades sobre paralelismo e ângulos.  Expomos uma aplicação de atividades sobre paralelismo e ângulos construídas com materiais recicláveis fazendo uso da tecnologia digital Google Meet. O público-alvo foi um grupo de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de escola da cidade de João Monlevade-MG. Os focos de análise evidenciam uma proximidade entre entendimentos e práticas na proposição da contextualização.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros

Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria da Educação Básica. Orientações

Curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.

Brasília, v. 2, n. 1, 2006. p. 69-96. ISBN 85-98171-43-3.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino

Fundamental. Brasília: MEC/secretaria de Educação Básica, 2017.

D’AMBRÓSIO, Beatriz. Como ensinar Matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Brasília,

v. 2, n. 2, p. 15-19, 1995.

DEWEY, Jhon. Democracia e Educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira.

São Paulo: Nacional, 1979.

FAINGUELERNT, Estela Kaufman. O ensino da geometria no 1.o e 2.o graus. A Educação

Matemática em Revista. São Paulo, ano III, v. 3, n. 4, p. 45-53, 1995.

MUZZI, Meiri. Etnomatematica, Modelagem e Matemática Critica: novos caminhos.

Presença Pedagógica, v. 10, n. 56, p. 31-39, mar/abril. 2004.

SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto

Alegre: Artmed, 2005.

SANTOS, Taís Conceição dos; COSTA, Marco Antonio Ferreira da. Um olhar sobre a

Educação Ambiental expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação

Ambiental. Revista Práxis, Volta Redonda-RJ, v.7, n. 13, p. 143-151, jan., 2015.

SORRENTINO, Marcos, et al. Educação ambiental como política pública. Educação e

Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285- 299, mai/ago. 2005.

Downloads

Publicado

2021-07-17

Como Citar

MACEDO, Shirley da Silva. UM ESTUDO APLICADO DE PARALELISMO E ÂNGULOS POR MEIO DO GOOGLE MEET. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 103–110, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11745. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11745. Acesso em: 6 maio. 2024.