ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM MOÇAMBIQUE:

EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES DE MATEMÁTICA FORMADOS NA UNIVERSIDADE PÚNGUÈ

Autores

  • Domingos Arcanjo Antonio Nhampinga Universidade Púnguè - Moçambique; Universidade Federal da Bahia
  • Percio Antonio Chitata Universidade Púnguè

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11714

Palavras-chave:

Pandemia do covid-19, Ensino Superior, Estratégias de Ensino, Plataformas Digitais de Ensino, produtividade acadêmica

Resumo

O presente artigo faz uma abordagem das estratégias de ensino-aprendizagem sujeitadas aos professores ou estudantes de matemática, durante a pandemia. O objetivo é avaliar as estratégias adoptadas por escolas moçambicanas durante o período da vigência do Estado de Emergência e do Estado de Calamidade, os quais restringiram o contacto professor-estudante em sala de aulas física. Para da obtenção de dados, recorreu-se a um formulário partilhado eletronicamente com os graduados e graduados do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática, da Universidade Púnguè, cujos dados foram analisados quantitativa e qualitativamente e mostram que quer os professores, quer os alunos usaram plataformas e aparelhos que permitiram ter acesso às aulas. Mas, os mecanismos usados não cobriram o vazio deixado pela não presencialidade.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Ed. UFPR,

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didácticas: Conteúdos e

métodos de ensino. Editora Ática, são Paulo, 2008.

CASTRO, Walter.; PINO-FAN, Luis.; LUGO-ARMENTA, Jesus.; TORO, Jorge.; RETAMAL, Silvia. A Mathematics Education Research Agenda in Latin America Motivated by Coronavirus Pandemic. EURASIA J Math Sci Tech Ed, Vol. 16, no

, 2020.

CHEVALLARD, Yves. A Teoria Antropológica do Didático face ao Professor de Matemática. In: ALMOULOUD, Saddo Ag (org.); FARIAS, Luiz Marcio Santos (org.); HENRIQUE, Afonso (org.). Teoria Antropológica do Didático: Princípios e fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. P. 31 - 50

CHEVALLARD, Yves. Remarques sur la notion d’infrastructure didactique et sur le rôle des

PER. Lyon, 2009. Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=155

DOUADY, Régine. Jeux de cadres et dialectique outil-objet. Recherches En Didactique Des

Mathématiques. França, Vol. 7, no

, p. 5–31. 1986. Disponível em: https://revuerdm.com/1986/jeux-de-cadres-et-dialectique/

KRISHNAN, Saras. Students’ Perceptions Of Learning Mode. Malaysian Online Journal of Educational Sciences, v4, n2, p. 32-41, 2016.

LIBÂNIO, José Carlos. Didática. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SANTOS, Gislaina Rayana Freitas. Ensino de matemática: concepções sobre o conhecimento matemático e a ressignificação do método de ensino em tempos de pandemia. Revista Culturas & Fronteiras, Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas - GEIFA /UNIR, p. 40 – 57, 2020.

SILVA, Rita Cineia Meneses. M. A integração de construtos didáticos à prática docente: a malamática para operar com a aritmética básica. Dissertação (Mestrado em Filosofia e História da Ciência), Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador. 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-17

Como Citar

NHAMPINGA, Domingos Arcanjo Antonio; CHITATA, Percio Antonio. ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM MOÇAMBIQUE: : EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES DE MATEMÁTICA FORMADOS NA UNIVERSIDADE PÚNGUÈ. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5–23, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11714. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11714. Acesso em: 6 maio. 2024.