O ENSINO DE FRAÇÕES COM O SOFTWARE GEOGEBRA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Michelle Cristina de Sousa Baltazar Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa
  • Thiago Porto de Almeida Freitas Universidade Federal de Catalão https://orcid.org/0000-0002-4612-9841

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11707

Palavras-chave:

Frações; GeoGebra; Matemática.

Resumo

Este artigo relata uma experiência desenvolvida com 65 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. O trabalho inicialmente planejado para se desenvolver presencialmente, em virtude da pandemia de COVID-19, sofreu adaptações no formato de interação com os participantes. Buscou-se investigar o impacto na aprendizagem dos alunos a partir do ensino remoto de frações com o software GeoGebra e aplicativos do Google. De uma pesquisa bibliográfica foram elaboradas quatro sequências didáticas sobre frações para serem desenvolvidas com o GeoGebra em ambiente virtual de aprendizagem. A tecnologia, aliada à família do estudante, tornou-se um elemento facilitador do ensino-aprendizagem no contexto pandêmico, apesar dos desafios encontrados nesta vivência.

Biografia do Autor

Michelle Cristina de Sousa Baltazar, Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa

 

 

Referências

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro,

Interamericana. Tradução para português, de Eva Nick et al., 2ª edição de Educational

psychology: a cognitive view, 1980. p.58-133.

BAKKER, A., WAGNER, D. Pandemic: lessons for today and tomorrow?. Educ Stud Math

, 1–4 (2020). https://doi.org/10.1007/s10649-020-09946-3.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC,

Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Acesso em: 13/02/2021.

MAGALHÃES, M. L. História do Ensino da Matemática: uma introdução. CAED-UFMG,

Belo Horizonte-MG, p. 68, 2013. Disponível em: url{https://www.docsity.com/pt/historiado-ensino-da-matematica-uma-introducao/5702721}. Acesso em 15 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-17

Como Citar

BALTAZAR, Michelle Cristina de Sousa; FREITAS, Thiago Porto de Almeida. O ENSINO DE FRAÇÕES COM O SOFTWARE GEOGEBRA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 82–90, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i1.11707. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/11707. Acesso em: 6 maio. 2024.