Silva, A. C. S et al. 37
J. Biotec. Biodivers. v. 2, N.1: pp. 37-42, Feb. 2011
Vol. 2, N. 1: pp. 37-42, February 2011
Journal of Biotechnology
and Biodiversity
Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato nas raízes de plantas de importância econômica em Manaus e Rio Preto da Eva, Amazonas
Ana Cristina Souza da Silva , Aloisio Freitas Chagas Junior , Luiz Antonio de Oliveira e Lillian França Borges Chagas
Universidade Federal do Amazonas (UFAM); 69010-110; Manaus - AM - Brasil. Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi; 77402-970; Gurupi - TO - Brasil. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA/CPCA; 69011-970; Manaus - AM - Brasil.
ABSTRACT
Aiming at understanding the ecology of phosphate solubilizing bacteria (BSF), the study to evaluate the occurrence of BSF in the roots of plants on properties in the cities of Manaus and Rio Preto da Eva, Amazonas. The roots were cut into 1cm pieces and placed in petri dishes with two types of culture medium containing an aluminum phosphate, pH 4.5 (P-Al) and, the other, calcium phosphate, pH 6.5 (P-Ca). Then we observed the presence of BSFs in each culture medium. The results show that the presence of BSF varies with location and species studied. The occurrence of bacteria solubilizing calcium phosphate was higher than the solubilization of aluminum phosphate
Key words : Phosphorus, Amazon, soil bacteria, microbial ecology
INTRODUÇÃO
Os microrganismos do solo são responsáveis, direta ou indiretamente, por inúmeros processos biológicos de grande importância para o funcionamento e capacidade produtiva dos ecossistemas terrestres. A atividade biológica do solo é um termo geral que “inclui todas as reações metabólicas, suas interações e processos bioquímicos mediados ou realizados diretamente pelos organismos do solo ” (Moreira e Siqueira, 2006). As bases dos processos biológicos do solo são o crescimento microbiano e as transformações orgânicas e inorgânicas por eles mediados.
No contexto da fertilidade do solo e nutrição vegetal, os microrganismos podem atuar como “facilitadores ” da nutrição, interferindo na disponibilidade e contribuindo, assim, para reduzir a necessidade ou maximizar o uso de fertilizantes manufaturados (Moreira e Siqueira, 2006). Estes efeitos resultam de suas atividades na rizosfera e do estabelecimento de relações simbióticas, em especial com as raízes, como a fixação biológica do nitrogênio, a formação de micorrizas e a solubilização de fosfatos (Souchie et al., 2007). O efeito positivo da atividade dos microrganismos na rizosfera geralmente traz vantagens, tanto para
o crescimento da planta, quanto para a atividade microbiana. A produção de aminoácidos, ácidos orgânicos, vitaminas e hormônios pelos microrganismos (Souchie et al. 2006), assim como a dissolução de fosfatos, que os torna disponíveis para as plantas (Souchie et al., 2007; Barroso e Nahas, 2008; Chagas Jr et al., 2010), são de grande importância para o crescimento da planta.
Além de solubilizar fosfato de cálcio, mecanismo adequado para solos alcalinos, microrganismos do solo podem, também, solubilizar fosfato de ferro, de alumínio, de magnésio e outros (Gyaneshwar et al., 2002; Vessey, 2003; Chagas Jr et al., 2010), Desse modo, podem contribuir para a solubilização do fósforo nos solos ácidos e de baixa fertilidade dos trópicos, onde predominam os fosfatos de alumínio e ferro.
Considerando a existem de poucas informações sobre bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF) na Amazônia, é preciso intensificar os estudos com essas bactérias na região, para que elas possam contribuir efetivamente para um melhor aproveitamento do P no solo pelas plantas. O primeiro passo dessas pesquisas é um estudo sobre a ecologia dessas bactérias, isto é, onde ocorrem e as freqüências de suas ocorrências.
_______________________________________________
Author for correspondence: chagasjraf@uft.edu.br