Título: | Letramentos digitais no contexto da pandemia (e além): impactos na vida de docentes e discentes de Programas de Pós-graduação da Região Norte do Brasil |
Status: | Projeto Finalizado |
Projeto / Instituição: | Letramentos digitais no contexto da pandemia (e além): impactos na vida de docentes e discentes de Programas de Pós-graduação da Região Norte do Brasil /Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
Local / Setor: | Centro de Educação, Humanidades e Saúde - Tocantinópolis / Educação do Campo |
Início Previsto: | 22/02/2021 |
Término Previsto: | 21/08/2022 |
Grupo de Pesquisa: | Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo - GEPEC |
Área do Conhecimento (CNPq): | Lingüística, Letras e Artes |
Subárea(s): |
Lingüística
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Linha de Pesquisa: | Oralidade e Letramento |
Envolve Pesquisa com seres humanos? | Sim |
Nº CAAE: | 45399321.2.0000.5466 |
Envolve Pesquisa com animais? | Não |
Palavras Chave: | |
Local de Execução: | Câmpus de Tocantinópolis |
Financiadores / Bolsas: | R$ 4.100,00 (CNPq) |
Valor Total: | R$ 4.100,00 |
ObjetivosObjetivo geral: Investigar letramentos digitais no contexto da pandemia da COVID-19 (e além) considerando o uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem envolvendo docentes e discentes de Programas de Pós-graduação – stricto sensu de instituições de ensino da Região Norte do Brasil. Objetivos específicos: (i) Compreender impactos das tecnologias digitais no trabalho docente em função da necessidade de utilização de tais recursos nas práticas didático-pedagógicas em aulas remotas na pandemia (e além); (ii) Identificar recursos tecnológicos utilizados no processo de ensino-aprendizagem nas aulas remotas, assim como possíveis impactos gerados por tais recursos na vida acadêmica dos discentes devido à falta de acesso a tecnologias para participar efetivamente das aulas e realizar atividades; (iii) Discutir encaminhamentos institucionais sobre atividades acadêmicas, uso das tecnologias e ensino remoto emergencial no contexto da pandemia nas universidades pesquisadas; (iv) Verificar como os letramentos digitais e certos elementos culturais (cultura escrita, ensino presencial, ensino à distância, cultura digital etc.) são representados pelos colaboradores da pesquisa; (v) Compreender percepções de docentes e discentes acerca das demandas das práticas letradas condicionadas à utilização das tecnologias digitais no ensino remoto na pandemia. |
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