Pesquisa
Título: Letramentos digitais no contexto da pandemia (e além): impactos na vida de docentes e discentes de Programas de Pós-graduação da Região Norte do Brasil
Status: Projeto Finalizado
Projeto / Instituição: Letramentos digitais no contexto da pandemia (e além): impactos na vida de docentes e discentes de Programas de Pós-graduação da Região Norte do Brasil /Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Local / Setor: Centro de Educação, Humanidades e Saúde - Tocantinópolis / Educação do Campo
Início Previsto: 22/02/2021
Término Previsto: 21/08/2022
Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo - GEPEC
Área do Conhecimento (CNPq): Lingüística, Letras e Artes
Subárea(s):
Lingüística
Linha de Pesquisa: Oralidade e Letramento
Envolve Pesquisa com seres humanos? Sim
Nº CAAE: 45399321.2.0000.5466
Envolve Pesquisa com animais? Não
Palavras Chave:
Local de Execução: Câmpus de Tocantinópolis
Financiadores / Bolsas: R$ 4.100,00 (CNPq)
Valor Total: R$ 4.100,00

Objetivos

Objetivo geral: Investigar letramentos digitais no contexto da pandemia da COVID-19 (e além) considerando o uso de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem envolvendo docentes e discentes de Programas de Pós-graduação – stricto sensu de instituições de ensino da Região Norte do Brasil.

Objetivos específicos:

(i) Compreender impactos das tecnologias digitais no trabalho docente em função da necessidade de utilização de tais recursos nas práticas didático-pedagógicas em aulas remotas na pandemia (e além);

(ii) Identificar recursos tecnológicos utilizados no processo de ensino-aprendizagem nas aulas remotas, assim como possíveis impactos gerados por tais recursos na vida acadêmica dos discentes devido à falta de acesso a tecnologias para participar efetivamente das aulas e realizar atividades;

(iii) Discutir encaminhamentos institucionais sobre atividades acadêmicas, uso das tecnologias e ensino remoto emergencial no contexto da pandemia nas universidades pesquisadas;

(iv) Verificar como os letramentos digitais e certos elementos culturais (cultura escrita, ensino presencial, ensino à distância, cultura digital etc.) são representados pelos colaboradores da pesquisa;

(v) Compreender percepções de docentes e discentes acerca das demandas das práticas letradas condicionadas à utilização das tecnologias digitais no ensino remoto na pandemia.