Ir para a página inicial
UFT
Seu espaço de armazenamento no e-mail institucional será alterado! Saiba o que deve ser feito!
Quarta-feira, 23 de Março de 2022 00:00:00
or Samuel Lima | Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 17h01 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 12h21

O espaço de armazenamento dos serviços Google (Google Workspace), disponibilizado para estudantes (ativos e egressos), servidores (docentes e técnicos administrativos) e também setores administrativos e acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do endereço institucional (de sufixo @uft.edu.br), vai mudar. A empresa de tecnologia promoveu alterações na sua política de armazenamento para escolas e universidades em todo o mundo, e reduziu de forma sensível o espaço disponível para todos os usuários.

De acordo com a empresa (confira o comunicado aqui), a nova política entrará em vigor em julho de 2022 e fará com que o espaço de armazenamento hoje disponível tenha novos parâmetros.

A partir de julho, estes serão os novos limites de espaço disponibilizados pelos serviços Google na UFT:

• Egressos: Espaço de 1 GB (gigabyte)
  • Estudantes: Espaço de 10 GB (gigabytes)
  • Docentes, técnicos e departamentos: Espaço de 20 GB (gigabytes)
O que precisa ser feito?

Tendo em vista as mudanças anunciadas, a Superintendência de Tecnologia da Informação dará início à uma campanha de orientação para a necessidade de os usuários realizarem cópias (backups) dos arquivos hospedados nos aplicativos disponibilizados pela empresa (Gmail, Google Drive e Google Fotos; este último será desabilitado na UFT com a entrada em vigor da nova política do Google).

Inicialmente é preciso verificar e analisar o uso atual do armazenamento no Google Drive, Gmail e também no Google Fotos. A empresa dá orientações neste sentido (clique aqui).

Todos os usuários deverão verificar suas contas e fazer cópia (backup) ou limpar (deletar) os arquivos desnecessários até 16 de abril de 2022. A STI preparou um cronograma de ações que serão tomadas em relação à conta institucional (@uft.edu.br), caso o processo de backup/limpeza não seja realizado pelo usuário da conta:

Em 18/04/2022 - Desativação da conta do usuário em desacordo com as medidas emergenciais;
 Durante 19/04/2022 e 20/05/2022 - Período para usuários recorrerem da desativação de sua conta de e-mail, devidamente fundamentado para sti@uft.edu.br
 A partir de 21/05/2022 - Ocorrerá a remoção da conta do usuário em desacordo com as medidas emergenciais;

Todas as contas institucionais receberão alertas e orientações com frequência, de modo que todos estejam cientes das ações necessárias e também dos prazos estipulados.

A STI também publicou um manual com orientações sobre os procedimentos que deverão ser adotados.

Confira a matéria completa em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/30824-seu-espaco-de-armazenamento-no-e-mail-institucional-sera-alterado-saiba-o-que-deve-ser-feito

Anexos:
Arquivo Documento
STI_1.jpg
V.2.0.201406091652 - Copyright © 2013 ASTEN. Conheça o Blog de produtos e serviços da AVMB !