Ir para a página inicial
UFT
Enade 2021: confira prazos e quem deve participar
Tuesday, August 17, 2021 12:00:00 AM
ATENÇÃO

Enade 2021: confira prazos e quem deve participar

    Por Virginia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 19h51 | Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 19h51


    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade2021 será aplicado no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação e cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II, do ciclo avaliativo, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esses cursos tinham previsão de ser avaliados em 2020, mas a avaliação foi prorrogada em razão da pandemia.

    O Enade é componente curricular obrigatório e a regularidade do estudante perante o Exame é condição necessária para a conclusão do curso de graduação. As principais datas, diretrizes e os procedimentos do Enade foram anunciados por meio do Edital n.º 36/2021, publicado no mês de julho, no Diário Oficial da União, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    Em um primeiro momento os coordenadores de cursos devem inscrever os estudantes (ingressantes e concluintes) no Sistema Enade, até o dia 29 de agosto. A prova vai ocorrer de forma presencial no dia 14 de novembro, às 13h30, horário de Brasília. Após a inscrição dos coordenadores, os ingressantes serão dispensados da realização da prova, já os concluintes aptos pelo Enade devem preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro. O estudante que precisar de atendimento especializado e/ ou tratamento pelo nome social pode solicitar entre 30 de agosto e 3 de setembro, no Sistema Enade.

    Cursos avaliados

    De acordo com o Edital n.º 36/2021, o Enade 2021 avaliará cursos de 30 áreas de graduação. No grau acadêmico bacharelado, serão avaliados os cursos de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Química e Sistemas de Informação.

    Em relação à licenciatura, serão avaliados os cursos de Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras/português, Letras/português e espanhol, Letras/português e inglês, Letras/inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química. Também farão parte da avaliação os seguintes cursos superiores de tecnologia: Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, Tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tTecnologia em redes de computador.

    Nos cards da galeria abaixo você confere os cursos que serão avaliados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), este ano. Para outras informações e esclarecimento de dúvidas, os estudante devem consultar a Coordenação.

    Provas

    Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade 2021 será composto por uma prova com 40 perguntas. O conteúdo é dividido entre 10 questões de formação geral, com temas comuns a todos os cursos; e 30 questões de componente específico, com perguntas próprias de cada área. Quanto ao formato das questões, são, no total, cinco questões discursivas e 35 de múltipla escolha. Os estudantes terão 4 horas para realizar a prova. (Com informações da Agência Brasil).

    Edital Enade (https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-julho-de-2021exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade-2021-331807144)

    Sistema Enade (http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index)

    Fonte: https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/29906-enade-2021-confira-prazos-e-quem-deve-participar

    V.2.0.201406091652 - Copyright © 2013 ASTEN. Conheça o Blog de produtos e serviços da AVMB !